4

Vem ver a base da Programação💻📱

#Kotlin #Java #Android
Ana Guerra
Ana Guerra

Olá pessoal, tudo bem com vocês?👋😁


Espero que estejam bem, muitos aqui já devem me conhecer, mas para aqueles que não me conhecem, eu sou a Ana!😊


Com um imenso prazer, eu irei compartilhar TODOS os meus resumos e anotações baseados nas aulas do Bootcamp everis Kotlin Developer / DOCs / Comunidades / Artigos / Vídeos / Plataformas e outros, para agregar o conhecimento de todos, inclusive o meu! Com o Feedback de vocês.


Cabe ressaltar que, assim como muitos, iniciei os meus estudos à programação este ano e sei o quão é difícil se orientar nesse novo "mundão" de Devs. Pensando nisso, quero ajudar todos vocês que se encontram na mesma situação que eu me encontrava a se direcionarem no Bootcamp e nesta incrível jornada!


Obs: Irei disponibilizar os resumos em doses fracionadas.



- Sumário: 📚🤓


1. Introdução à Lógica da Programação:


. O que é lógica e a metacognição?

. O que são os algoritmos e os pseudocódigos?

. O que são fluxogramas, variáveis e constantes?

. Tipos de variáveis e constantes;

. O que são as tomadas de decisões e expressões?

. Tipos de tomadas de decisões;

. O que é a concatenação?

. Dicas para treinar o raciocínio lógico.


2. Introdução ao Portugol:


. O que são as linguagens de programação?

. Tipos de linguagens de programação;

. Conceito de uma estrutura de repetição.


3. Programação para iniciantes usando o Portugol:


. Conceitos básicos para iniciar programação;

. Aprenda à utilizar Desvios Condicionais e boas práticas em programação;

. Tipos de Desvios Condicionais;

. Aprenda Laços de Repetição;

. Matrizes e Vetores;

. Informações extras.


4. Conceitos que você precisa entender ao terminar essas aulas;


5. Fontes:


. Bootcamp / Sites / Vídeos.


6. Até Logo.




1. Introdução à Lógica da Programação!!! 😄💡


Baixar Algoritmos e Lógica de Programação : Do Básico ao Avançado Torrent  Cursos Torrent Gratis 2020


a) O que é Lógica e a Metacognição?


- O que é lógica?

. A lógica é uma sequência de ações organizadas que tem como objetivo solucionar um problema;

. Essa sequência de ações pode ocorrer de n maneiras e é conhecida como algoritmo.


- O que é Metacognição?

. A Metacognição é a consciência e a autocognição de resolver problemas;

. Em outras palavras: "Pensar como você pensa".


- Exemplo: Observe que o Desconto pode ser descrito de duas formas. Ou seja, dois modos de solucionar o mesmo problema.

. Total: R$ 100,00

. Desconto: 20% ou 0,8

. Preço para pagar: R$ 80,00

. Primeiro pensamento: 20% de R$ 100,00 = R$ 80,00

. Segundo pensamento: 0.8 * R$ 100,00 = R$ 80,00



b) O que são os algoritmos e os pseudocódigos?


- O que é o Algoritmo?

. O Algoritmo é uma sequência de "passos" para solucionar um problema;

. Exemplo: O meu algoritmo para solucionar o acordar e começar o dia.

Abrir os olhos > levantar da calma > colocar o chinelo > ir ao banheiro > Escovar os dentes


Obs: Usando esse exemplo até parece que eu não gosto de escovar os dentes!!! kkkkk 😆😆


- O que é o Pseudocódigo?

. O Pseudocódigo é uma sequência de ações (Algoritmo) que utiliza uma linguagem simples;

. Linguagem simples: É aquela que qualquer pessoa pode ler e aprender.


Obs: não confunda com as linguagens de alto e baixo nível!!



c) O que são fluxogramas e variáveis?


- O que são os fluxogramas?

. O fluxograma é uma ferramenta utilizada para representar um algoritmo;

. Exemplo: Fluxograma de um computador qualquer.

Entrada > Início > Processamento > Saída > Fim


- O que são as variáveis?

. As variáveis são objetos armazenados na memória capaz de representar uma expressão;

. Em outras palavras, é um dado destinado à ser armazenado na memória e podem ser alterados. Diferente das constantes, que nunca são alteradas;

. Pessoal do Kotlin aprenderá melhor sobre no meu resumo de Programação Orientada ao Objeto (POO);


- Tipos de variáveis?

. Numéricas;

. Caracteres (letras);

. Alfanuméricas (letras + números);

. Lógica (True = verdadeiro e False = falso).



d) O que são as tomadas de decisões e expressões?


- O que são as Tomadas de decisões?

. É um processo seletivo que resulta na decisão de uma opção;

. É extremamente importante desenvolver esse conceito em seu pensamento! Por que? Tomadas de decisões são cerca de 60% da programação, de acordo Denilson Bonatti.


- Tipos de Tomadas de decisões:

. Aritméticas: São Expressões que utilizam funções aritméticas envolvendo constantes e variáveis.

. Exemplo 1:

total = 50 + 50

total = 100

resultado = total + 50 = 100 + 150


. Relacionais: São expressões compostas por outras expressões ou variáveis numéricas com operadores relacionais.

. Sempre retornam valores lógicos (true ou false)

. Exemplo 2:

1 > 2 false (falso)

2 > 1 true (verdadeiro)


. Literais: São constantes e/ou variáveis que obtém resultados literais;

. Exemplo 3: O meu nome é esse pronto e acabou, valor literal.

nome = "Ana Guerra"


e) O que é a concatenação?


- O que é a concatenação?

. É a junção de duas "células" que possuem um único resultado;

. Outra explicação, é um conjunto de duas Strings (conjunto de caracteres);

. Exemplo 1: escreva ( "O seu Nome é " + nome)


f) Dicas para treinar o raciocínio lógico:


- Dicas de sites:

. https://rachacuca.com.br/

. https://calculemais.com.br/

. https://www.geniol.com.br/logica/sudoku/




2. Introdução ao Portugol:🔎😊


Portugol Studio – Funções | Linguagens de Programação


a) O que são as linguagens de programação?

- O que é a linguagem de programação?

. A linguagem de programação é um tipo específico de escrita que segue um conjunto de regras e instruções para gerar programas (Softwares);

. Principal função: se comunicar com a máquina;



b) Tipos de Linguagens de Programação:


- Objetivo das Linguagens de Programação:

1) Linguagem de Alto nível:

. O programa tem uma linguagem de "fácil" interpretação humana


2) Linguagem de baixo nível:

. É a linguagem do computador, os famosos 0 e 1;


3) Linguagem Compilada:

. É uma linguagem compilada (traduzida) > Computador Executa


4) Linguagem Interpretada:

. É um código fonte executado > que passa pelo Programa Interpretador > onde é executado pelo Computador


- Pseudocódigo (Simplificação de um código): Ex: Portugol.



c) Conceito de uma estrutura de repetição:


- O que é uma estrutura de repetição?

. É uma estrutura que permiti utilizar mais de uma vez o mesmo comando ou conjunto de comandos, de acordo uma condição ou com um contador;




3. Programação para iniciantes usando o Portugol:💻🧐


Lógica de Programação para Iniciantes: Um Guia Básico


a) Conceitos básicos para iniciar programação:


- O que é Portugol?

. O Portugol é um desenvolvedor de algoritmos estruturados em português, de forma simples e intuitiva. O seu objetivo é estabelecer o pensamento básico para iniciantes no mundo da programação;

. Dicas para evoluir: . "Pensar no problema em si e não em como o computador executa o algoritmo";

. Resolver o problema sem pensar no futuro resultado, mas sim nos passos que deve tomar;


- Operadores Aritméticos:

. Soma: +

. Subtração: -

. Multiplicação: *

. Divisão: /

. Potenciação: ^

. Porcentagem: %


- Operadores Relacionais:

. Maior que: >

. Menor que: <

. Maior ou igual que: >=

. Menor ou igual que: <=

. Igualdade: ==

. Diferente: !=


Obs: Eu recomendo estudar as partes de matemática de Conjuntos e operadores matemáticos;



b) Aprenda à utilizar desvios condicionais e boas práticas em programação:


- O que são desvios condicionais?

. É o ato de executar um teste Lógico;



c) Tipos de Desvios Condicionais:


- Desvio Condicional "se":

. Não pode criar uma variável nomeada de "se", pois ele é indicado como desvio condicional;

. Impõe uma condição entre elemento e conjunto;

. Também pode impor uma condição entre subconjunto e conjunto;

. Exemplo 1:

se (media >= 7) {

escreva ("Parabéns, você foi aprovado com a média " + media)

}


- Desvio Condicional "senao":

. Utiliza-se o Desvio Condicional "se" também!

. O "senao" ocorre quando há uma condição falsa dentre a condição ou as condições impostas por você;

. Exemplo 2:

se (media >= 7) {

escreva ("Parabéns, você foi aprovado com a média " + media)

} senao{

escreva ("Infelizmente, você foi reprovado com a média " + media)

}


- Desvio Condicional quando não quer usar o "senao" e sim mais um "se":

se (media >= 7) {

escreva ("Parabéns, você foi aprovado com a média " + media)

} se (media < 7){

escreva ("Infelizmente, você foi reprovado com a média " + media)

}


- Desvio Condicional "caso":

. Utiliza-se quando há muitas opções para serem selecionadas;

. Substitui a Utilização de muitos "se";

. É usado para diminuir a quantidade de código;

. Caso contrário é semelhante ao conceito do "senao".

. Exemplo:

escreva ("1- Netflix | 2- Amazon Prime | 3- Disney Play" )

inteiro valor = 0

escreva("Escolha uma opção: ")

leia (valor)

escolha (valor)

{

caso 1 :

escreva ("Ok! Abrir Netflix.")

pare

caso 2 :

escreva ("Ok! Abrir Amazon Prime.")

pare

caso 3 :

escreva ("Ok! Abrir Disney Play.")

pare

caso contrario :

escreva ("Ok" Você deve escolher uma das opções 1, 2 ou 3")

}



d) Aprenda Laços de Repetição:


- O que são os Laços de Repetição?

. São estruturas que permitem executar mais de uma vez o mesmo comando ou conjunto de comandos, de acordo com uma condição e um contador;

. Exemplo:

funcao inicio () {

inteiro contador, limite, resultado

contador = 0

limite = 10

//Inicio do Laço de Repetição.

faca {

resultado = 9 * contador

escreva ("9 X " + contador + " = " + resultado + "\n")

contador ++

//ou contador + 1

//Fim do Laço de Repetição.

} enquanto (contador <= limite)

}


f) Matrizes e Vetores:


- O que são Matrizes?

. Matriz é uma coleção de variáveis do mesmo tipo. Ou seja, linhas e colunas;

. Demonstração:

cadeia matriz [5] [2]


-O que são vetores?

. Vetor são matrizes de uma única dimensão. Ou seja, só linha ou só coluna;

. Demonstração:

cadeia vetor [2]


Obs: A contagem sempre começa do zero.


-O que é um Array?

. É uma nomeação em inglês que representa toda Matriz e/ou Vetor;



g) Informações Adicionais:

. // serve para marcar um comentário.

. /*

serve para marcar um bloco de comentário.

*/




4. Conceitos Importantes que você precisa entender ao terminar essas aulas:🆒🤙



. Algoritmo;

. Variável;

. Pseudocódigo;

. Fluxograma;

. Concatenação;

. Metacognição;

. Contador;

. Laços de Repetição;

. Linguagem de Programação;

. Desvios Condicionais;

. Arrays.





5. Fontes:


. Bootcamp everis Kotlin developer: https://digitalinnovation.one/

. https://www.youtube.com/user/RafaellaBallerini

.  https://www.youtube.com/c/FilipeDeschamps/videos

. https://www.youtube.com/watch?v=JaTf3dhx464

. https://www.youtube.com/watch?v=AhHPE_93nAk

. https://www.youtube.com/watch?v=l7lIPXij85I

. https://kenzie.com.br/blog/logica-de-programacao/




6. Até logo:


Eu espero que tenham gostado deste conteúdo e que tenha agregado o desenvolvimento de vocês como Devs!


Essas anotações fazem um diferencial ENORME no meu desenvolvimento e todas as vezes que eu olho os meus resumos eu logo leio "VOCÊ TEM POTENCIAL!" .


É exatamente isso que eu quero que vocês pensem, todos aqui têm capacidade para ser o que querem na vida, basta ter força de vontade para aprender, cautela para não se acomodar (mesmo em momentos bons) e resiliência para incentivar o próximo a ajudar o próximo!


Muito Obrigada por fazerem parte do meu Desenvolvimento!


Psiu: Fique atento, logo logo tem mais Artigo teórico sobre o Bootcamp da everis!


#VamosSerUmSangueVerde


Star Wars e a metafísica | Perplexos

8
116

Comentários (8)

1
Gabriel Nicol

Gabriel Nicol

24/03/2021 21:43

Muito bom o resumão! Parabéns pela iniciativa, desejo sucesso na sua jornada!

1
Marcelo Alves

Marcelo Alves

24/03/2021 22:21

Tenho tanto orgulho de você minha amiga❤️

É incrível ver como você está crescendo muito e rápido. A sua força de vontade é muito contagiante. Gostei muito do assunto do seu artigo e da estrutura dele🚀.

1
B

Bruno Queiroz

25/03/2021 00:27

Parabéns Ana!! Muito bom.

1
Francisco Rasia

Francisco Rasia

25/03/2021 06:40

Parabéns pelo artigo e, principalmente, pela dedicação.



1
Rodrigo Maia

Rodrigo Maia

25/03/2021 10:31

Ana Guerra, realmente você encontrou a tua área! A maneira de interpretação, atenção, busca pelo resultado e agora compartilhando os teus conhecimentos é excelente! Parabéns! Você tem muito potencial e mindset progressista! Continue assim! Abraços! Para o alto e avante!

1
Isaias Bueno

Isaias Bueno

24/03/2021 21:40

Muito obrigado Ana, é isso aí, você terá muito reconhecimento em pouco tempo, tenho certeza disso!

1
Ana Guerra

Ana Guerra

24/03/2021 21:22

Isaias Bueno, muito obrigada pelas palavras! Isso aqui se chama dedicação! kkkkk Eu tô lutando muito para aprender programação, assim como muitos, inclusive você! Seus Artigos e conhecimento são excepcionais.

1
Isaias Bueno

Isaias Bueno

24/03/2021 21:00

Ana você tem certeza que começou esse ano? rsrs... É incrível como você conseguiu evoluir tanto em tão pouco tempo, você é um verdadeiro exemplo de dedicação pra todos nós, sucesso pra você! fico imaginando o quão longe você chegará nesse ritmo.

Mobile Developer | Estudante de Analise e Desenvolvimento de Sistemas | Apaixonada por exatas, tecnologia e design | Principais Soft Skills: Resiliência, atitude e comunicação

Brasil