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UTILIZAÇÃO DO SPRITE BOX PARA ENSINAR LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

#Lógica de Programação
Anderson Brandao
Anderson Brandao

Ensinar lógica de programação na educação básica, principalmente para os estudantes mais jovens de idade entre 11 e 14 anos (ensino fundamental II), é um desafio, considerando além da idade o contexto dos alunos das escolas públicas das periferias. E muitos estudantes pretendem ser programadores, especialmente na parte de criação de games, além das exigências do mercado de trabalho na busca de profissionais qualificados em TI.

O jogo "Sprite Box" é uma ótima alternativa para ensinar os princípios elementares da programação aos estudantes. De uma forma dinâmica, prática e ilustrativa o personagem executa as instruções determinadas pelo jogador, essas que representam o "código-fonte" das ações do personagem. O acesso ao jogo é fácil e não há consumo de dados móveis.

Desse modo criei um curso na escola em que trabalho, onde o respectivo jogo será uma das estratégias utilizadas para o ensino de lógica de programação. Fica a dica para a aplicação em outras escolas, aceito críticas e sugestões para o desenvolvimento dessa empreitada desafiadora.


Anexo 1:


https://www.youtube.com/watch?v=H6vgqHm3F6Y&ab_channel=CursoemV%C3%ADdeo


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