4

S.O.L.I.D: Os 5 princípios da POO

⚡Eros Lima
⚡Eros Lima

O que é SOLID?


SOLID é um acrônimo criado por Michael Feathers, após observar que cinco princípios da orientação a objetos e design de código — Criados por Robert C. Martin (a.k.a. #Uncle_Bob do nosso querido #Clean_Code) e abordados no artigo The Principles of OOD — poderiam se encaixar nesta palavra.



S.O.L.I.D: Os 5 princípios da POO


  1. S — Single Responsiblity Principle (Princípio da responsabilidade única)
  2. O — Open-Closed Principle (Princípio Aberto-Fechado)
  3. L — Liskov Substitution Principle (Princípio da substituição de Liskov)
  4. I — Interface Segregation Principle (Princípio da Segregação da Interface)
  5. D — Dependency Inversion Principle (Princípio da inversão da dependência)



*#God_Class — Classe Deus: Na programação orientada a objetos, é uma classe que sabe demais ou faz demais.


Nota: Os exemplos desse artigo foram escritos usando a linguagem PHP, porém, são facilmente compreendidos por qualquer pessoa que já teve contato com programação orientada a objetos, independente da linguagem.


A violação do Single Responsibility Principle pode gerar alguns problemas, sendo eles:


Falta de coesão — uma classe não deve assumir responsabilidades que não são suas;


Alto acoplamento — Mais responsabilidades geram um maior nível de dependências, deixando o sistema engessado e frágil para alterações;


Dificuldades na implementação de testes automatizados — É difícil de “mockar” esse tipo de classe;


Dificuldades para reaproveitar o código...



Source: https://medium.com/desenvolvendo-com-paixao/o-que-%C3%A9-solid-o-guia-completo-para-voc%C3%AA-entender-os-5-princ%C3%ADpios-da-poo-2b937b3fc530

1
77

Comentários (1)

1
Miguel Júnior

Miguel Júnior

05/03/2021 08:47

Ótima dica!!

Jr.👨‍💻Full-Stack Developer - JavaScript | React.js | Next.js | Angular | Node.js | Python | .NET | C# | Scientific Researcher | DevSecOps | Cyber Sec. Enthusiast

Brasil