0

S.O.L.I.D

Ederson Pereira
Ederson Pereira

Aprender e aplicar o S.O.L.I.D a ideia de aplicar a representação dos elementos do mundo real é muito legal, parece simples, mas não é uma tarefa simples. Significa pensar no objeto além do código. 

Criar um sistema harmonioso onde pode se tratar as mudança sem causar desespero.

Esses princípios ajudam o programador a escrever códigos mais limpos, separando responsabilidades, diminuindo acoplamentos, facilitando na refatoração e estimulando o reaproveitamento do código.


SRP The Single Responsibility Principle — Princípio da Responsabilidade Única:

Uma classe deve ter somente uma razão para mudar;


OCP The Open Closed Principle — Principio Aberto/Fechado:

Entidades de software (classes, módulos, funções, etc) devem ser abertas para extensão mas fechadas para modificações;


LSP The Liskov Substitution Principle — Princípio da substituição de Liskov —

Garantindo que instâncias de uma classe possam ser substituídas por instâncias de sub-classes sem quebrar o sistema;


ISP The Interface Segregation Principle — Princípio da Segregação de Interface (ISP)

Clientes não devem ser forçados a depender de métodos que não usam.


DIP The Dependency Inversion Principle -Princípio da Inversão de Dependência

Dependa de abstrações, não de concreções. 


0
20

Comentários (0)

Hi. My name is Ederson Pereira

Brasil