0

SCRUM - Um breve resumo

V
Vinícius Grippa

Criado no início dos anos 1990, o SCRUM é um framework que auxilia as pessoas, equipes e organizações a produzir valor com soluções que sejam adaptativas para seus projetos.

O SCRUM é baseado no empirismo, em que o conhecimento vem da experiência e da tomada de decisões com base no que é observado e também é baseado no lean thinking, buscando reduzir desperdício com foco no que é essencial.

Envolvendo grupos de pessoas que coletivamente têm um conjunto de conhecimentos e habilidades para fazer o trabalho ou para adquirir essas habilidades de acordo com a necessidade, o SCRUM busca ainda empregar uma abordagem iterativa e incremental, otimizando a previsibilidade e controlando os riscos.

Pilares do SCRUM

O SCRUM possui 3 pilares que são indispensáveis para uma correta aplicação de seus conceitos: Transparência, Inspeção e Adaptação.

Transparência: Todo o processo deve estar visível para a equipe que for realizar o trabalho e para quem for receber o trabalho.

Inspeção: Tanto os artefatos SCRUM quanto o progresso devem ser inspecionados com uma certa frequência para que possam ser detectadas variações ou problemas.

Adaptação: Se for verificado na inspeção que algo ficou fora dos limites aceitáveis, o processo precisa ser ajustado, devendo ser feito o mais rápido possível para minimizar o desvio.

Equipe SCRUM

Formado por um pequeno grupo de pessoas em que não existe subequipes ou algum nível de hierarquia, o Time SCRUM consiste em 1 Scrum Master (SM), 1 Product Owner (PO) e Desenvolvedores (DEV).

Desenvolvedores: São as pessoas da equipe SCRUM responsáveis por desenvolver qualquer aspecto de um incremento.

Product Owner: Responsável por maximiazar o valor do produto resultante do trabalho da equipe. É ele o responsável pelo gerenciamento do Backlog.

SCRUM Master: É a pessoa responsável por garantir que o SCRUM seja empregado corretamente, sendo também responsável pela eficácia da equipe.

Eventos SCRUM

O evento principal do SCRUM é o Sprint. É nele que todos os outros eventos são inseridos. No Sprint, que possui uma duração máxima de 30 dias, é realizado todo trabalho necessário para alcançar o objetivo do produto.

Planejamento da Sprint: Evento inicial de uma Sprint, é nela que é estabelecido o trabalho a ser realizado naquela Sprint. Nesse evento são abordados os seguintes tópicos:

  • Por que esse Sprint é valioso?
  • O que pode ser feito nessa Sprint?
  • Como será realizado o trabalho escolhido?

Daily SCRUM: tem o objetivo de inspecionar o progresso e ajustar o Backlog conforme necessário. São reuniões de 15 minutos e são realizadas em pé no mesmo horário e local.

Revisão da Sprint: Tem como objetivo inpecionar o resultado da Sprint e determinar futuras adaptações.

Retrospectiva da Sprint: o objetivo é planejar formas de aumentar a qualidade e a eficácia.

Artefatos SCRUM

Os artefatos representam trabalho ou valor. Todo artefato tem um compromisso de garantir o fornecimento de informações para a melhora da transparência e do foco.

Backlog do produto: é uma lista emergente e ordenada do que é necessário para melhorar o produto.

O Sprint Backlog é um plano de e para os Desenvolvedores. É uma imagem altamente visível e em tempo real do trabalho que os Desenvolvedores planejam realizar durante o Sprint, a fim de alcançar o Sprint Goal.

Incremento: Um incremento é um trampolim concreto em direção ao Objetivo do Produto. Cada Incremento é aditivo a todos os incrementos anteriores e verificado minuciosamente, garantindo que todos os Incrementos trabalhem juntos.

Esse é só um resumo e uma pequena introdução do curso Projetos Ágeis com SCRUM e também do Guia do Scrum. Espero que seja útil. Abraços!

0
0

Comentários (2)

0
Lucas Magalhães

Lucas Magalhães

11/09/2021 16:03

Valeu por compartilhar.

1
Priscila Gomes

Priscila Gomes

11/09/2021 14:47

Excelente resumo! obrigada!

None

Brasil