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SCRUM

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Lorraine Gonzaga

Papeis e responsabilidades


Product Owner (PO)

  • Representa a área de Negócios
  • É uma pessoa, não um comitê;
  • Define as funcionalidades do software (Product Backlog);
  • Prioriza as funcionalidades de acordo com o valor do negócio;
  • Garante que o time de desenvolvimento entenda os itens do Backlog no nível necessário


Scrum Master (SM)

  • Garante o uso correcto do SCRUM
  • não é o gerente do projetos
  • Age como facilitador
  • Auxilia o Product Owner no planejamento e estimativa do backlog;
  • Auxilia a equipe a remove impedimentos;
  • Treina o time em autogerenciamento e interdisciplinaridade.


Time de Desenvolvimento (DEV)

  • Possui habilidades suficientes para desenvolver, testar, criar e desenhar, ou seja, tudo que for necessário para entregar o software funcionando.


Cerimônias do SCRUM


Planejamento da Sprint

  • Time box: 8 horas (30 dias)
  • Normalmente o planejamento de uma Sprint de 30 dias leva 8h, nas primeiras 4h tem um objetivo: "O que fazer", é nessas horas o P.O fala o que espera do produto final, as funcionalidades e o porque, é nessa hora que o time de desenvolvimento tira suas dúvidas, nas ultimas 4 h o time de desenvolvimento quebra as atividades, estima as atividades.
  • Existem técnicas para realizar a estimativa de cada tarefa, umas delas é a técnica Planning Poker, onde cada um do time de Dev estima o tempo para cada tarefas e entram em consenso sobre o tempo necessário. Depois de estimar as tarefas, a equipe vê se tudo o que o P.O queria vai da de entregar nessa sprint.


Reuniões diárias (Daily Meeting)

  • Time box: 15 min
  • Depois tem as reuniões diárias, onde o time de desenvolvimento responde diariamente as três perguntas: O que fez ontem, o que fará hoje, e se tem algum impedimento? Essa reunião tem que ser feita em pé, porque se sentar a reunião pode demorar mais, e tem que ser no mesmo horário e durar no máximo 15 minutos.
  • Além disso, se utiliza o quadro kaban que deve ser atualizado pela equipe diariamente, onde se visualiza o que cada um está fazendo e o que cada um fez, além de ver também o que falta pra cada um fazer.


Revisão da Sprint (Review)

  • Time box: 4 horas. (30 dias)
  • No ultimo dia da Sprint, a equipe apresenta tudo o que fez para o P.O., e todo o passo a passo. o Objetivo é verificar se a demanda agrega valor ao negócio


Retrospectiva da Sprint.

  • Time box: 3 horas (30 dias)
  • Reunião de transparência, apresentando os erros e as lições aprendidas. É uma reunião importante para todos estarem na mesma pagina. Nessa reunião deve está presente o Time de desenvolvimento e o Scrum Master.


Refinamento

  • È uma cerimônia não oficial, é o só uma reunião para que o time entenda mais o que está sendo desenvolvido. É de suma importância que a estória já esteja sido desenvolvida, nessa cerimônia, a presença de todos é obrigatória.


Fundamentos de um projeto Ágil


Papeis e responsabilidade do Producto Owner


Representa o profissional que tem a visão do que será desenvolvido, as necessidades a serem atendidas, o público que vai utilizar os serviços e os objetivos a serem alcançados.

Visualiza o valor que será agregado a empresa e ao cliente, define as ordem das atividades a serão desenvolvidas e é também responsáveis pra observar se os itens da sprint estão dentro do acordo e até mesmo de cancelar uma sprint quando não da pra concluir na sprint ou se os itens entregados não estão de acordo.

Ele prioriza, planeja e organiza as atividades.

É importante ressaltar que o Scrum Master não é o secretário do time, não vai buscar mause ou consertar pc. O scrum é responsável para ensinar o Scrum até o ponto que não seja mais necessário que ele esteja ali.

O PO não deve esperar a review para validar as entregas. É fundamental que ele entenda a produtividade e o desempenho da equipe.


O que o PO faz?


Refinnig

  • É um tipo de cerimônia, onde o PO apresenta as historias do planning, nessa cerimônia é permitida a participação dos stakeholders, onde a equipe tira suas dúvidas. Caso as pessoas tenham perguntas sem repostas, o PO vai atrás das respostas e apresenta durante o planning.


Planning

  • A planning é uma reunião onde tira todas as dúvidas da equipe, é importante que ninguém saia com duvidas durante a planning e o negocio esteja claro para todos. Existem duas etapas durante a planning, a primeira é onde o PO pega as partes mais importantes do Backlog e apresenta pro time, nessa fase o time não deve pressupor nada, todas as dúvidas deverá ser tirada pelo PO. Na segunda etapa, o PO não participa, é o time que pega cada história e diz as etapas que devem ser feita para entregar cada histórias, é uma etapa mais técnica.


Com essas etapas concluídas, o PO pega o as atividades e as histórias do backlog e define as prioridades.


Release Planning


Liberação ou lançamento de software (em inglês: release)

É o lançamento de nova versão oficial de produto de software. cada vez que um produto de software é criado ou modificado, o fabricante e seus desenvolvedores decidem sobre como distribuir ou o novo produto ou a modificação ás pessoas que o utilizam.

Não é preciso realizar uma release a cada fim de sprint, mas é importante notar que se deixar passar demais, mais complexo a release se torna.

Existem 2 tipos de release planning:


Release Planning de Múltiplas Squades

  • Consiste em vários times agrupados, que podem ou não está fazendo atividades relacionadas, mas que ao final da sprint devem ser agrupadas em uma sprint para a produção. São times distintos mas com as mesmas exigências técnicas. O importante nesse caso é o prazo que o PO deve estar atento para conduzir a equipe.


Release Planning de Projeto

  • Nesse a demanda é muito grande, onde será necessário quebrar o projeto em várias historias e em varias string. Nesse caso o PO deve ter uma certa senioridade, pois o PO deve entender bem a demanda e saber quebrar o máximo que puder, deve entender quantos sprints para cada exigência. É também responsável para controlar as expectativas dos Stalkeholders ( se você for PO saiba conduzir a reunião com os stalkeholders, evitando dizer a quantidade de sprint necessárias para cada projeto.


Definindo Escopo e Prioridades


Definir o escopo é muito importante e complexo para a gestão de projetos, é nessa etapa onde é definido o que será desenvolvimento. É importante definir o escopo corretamente, uma das formas é começando a entender o valor e o objetivo que você pretende alcançar e só depois definir o como alcançar.

No SCRUM, cada modelo tem um valor agregado, em cada sprint o projeto deve ser melhorado. É importante ter um feedback do cliente em cada etapa, para entender se o produto que está sendo construído está no caminho certo.


Produto Backlog

O produto Baclog é composto por artefatos Épicos e Estórias:

Épicos

  • São os incrementos necessários para que o produto seja considerado entregue. É um incremento que aborda de forma superficial o produto e ajuda a direcionar o caminho para a construção do mesmo

Estórias

  • É a divisão dos Épicos, ou seja, os detalhes que determinam o que se deve fazer e as regras de negócio.


Como escrever uma Estória?

Seguindo um script é mais seguro, pois não corre o risco de você acabar esquecendo algum detalhe importante. Um modelo de script:

  • Nome da Estória
  • Descrição da Estória (Eu, como, quero, quando)
  • Regras de Negócio (Separar regras de Frontend e de Backend
  • Tela (link ou imagem das telas a serem desenvolvidas)
  • KPI (Quais os objetivos/valor que a estória precisa atingir)
  • Tagueamento (como a estória será "Tagueada" para poder mensurar os KPI)
  • Critérios de Aceite (Qual o passo a passo de todos os caminhos felizes possíveis a estória deve cumprir para que ela seja considerada aceita)


Gestão de Riscos

É necessários que os possíveis riscos (tantos positivos quanto negativos) sejam mapeados, de forma a não comprometer as entregas.


Referências: Resumo de Aula do Professor Thiago Sano, Curso de Introdução a Gestão de Projetos e ao SCRUM, Plataforma Digital Innovation One, 2021.

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Comentários (1)

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Larissa Souza

Larissa Souza

07/08/2021 22:07

Conteúdo muito interessante, obrigada!

Engenheira Ambiental

Brasil