2

Responda rápido: O que é Computação e Computadores?

#Marketing Pessoal #Informática Básica #Arquitetura de Sistemas
Vagner Bellacosa
Vagner Bellacosa

O que é computação e computadores?



Salve padawan, não fique ofendido com o tiozão, caso saiba responder a esta pergunta dupla, pode pular o artigo e voltar a jogar paciência. Agora se es um novato com sede de conhecimento, convido-te a permanecer lendo estas linhas, pedindo para colaborar deixando comentários e incluindo perguntas sobre os temas menos claros ou duvidas que surjam.



Por mais incrível que pareça a geração atual nasceu com sistemas computacionais altamente implantados em nosso dia a dia, tão naturalmente onipresente, que as vezes não para indagar, afinal o que é isso? 



Mas houve gerações que o computador era o futuro. Maquinas-coisas saídas de um livro de ficção cientifica, olhos que brilhavam ao ver velhos TRS80 ligados a TV, que escutavam incrédulos, as histórias dos cabelos brancos que foram pioneiros na computação lá nos idos anos 60, época dos hippies e de um mundo com apenas 3 canais de TV.



Afinal, o computador faz parte da nossa realidade, algo tão natural quanto o ar que respiramos e a agua que bebemos, apesar do ar e agua estarem deveras poluídos, que não me surpreendera chegar um dia que tudo isso suma e vivamos numa sociedade diatópica em que ar e agua serão vendidos a preço de ouro, eita, voltemos aos pcs.



Os nossos sistemas computadorizados são o culminar de toda uma epopeia do conhecimento humano, onde diversas mentes espalhadas no Globo, oriundas de povos e civilizações hoje extintos, que deram o pontapé inicial, nos legando conhecimento, criando ideias, processos, ações, que culminaram em maquinas mecânicas, maquinas analógica e por fim maquinas eletrônicas, cujo o principal objetivo foi auxiliar no controle, calculo e provisionamento de ações.



Auxiliando na conquista a Lua, nas mais diversas construções, no acumulo de informação, que graças aos indexadores podemos encontrar com meia dúzia de clicks de mouse ou através de palavras chaves num motor de busca.



Porem pare e Imagine a dificuldade dos povos primitivos tinham em apurar, contar, organizar, tudo manualmente, ou quase, ainda hoje os arqueólogos encontram tabuinhas de argila, papiros ou pergaminhos com este trabalho, as informações organizadas pelos antigos, em um artigo anterior comentei sobre a origem dos sistemas numéricos e apontamentos em rocha, que evoluíram ao nosso sistema numérico e o surgimento do ábaco e calculadoras.



No século XVIII tecelões belgas/holandeses iniciaram um processo de automatização na indústria têxtil. Com o objetivo de criar tecidos únicos e mais valiosos, foram criandos intricados padrões de tecelagem em cartões perfurados, que eram lidos pelo tear e reproduziam no tecido esses padrões, uma ideia copiada, refinada, reestudada e expandida por Hollerity, que culminou com o surgimento da IBM, mas estou me dispersando muito, Terra chamando... Ok vamos com calma e voltemos.


O que é Computação?



Uma palavra derivada do latim tardio, computatìo, ato de computar calcular algo, no passado usava-se cálculo mental, algoritmos rudimentares e tabuas de calculo, usando equipamentos rudimentares, tais como o ábaco e calculadoras mecânicas, orgulho do engenho e poder do homem no Século XVIII.


Agora surpreendam-se, fatos chocantes e acidentais graças um simples homem, inocente coletor de esponjas em seu labor, num mergulho, tudo se mudou, veja bem essa afirmação reforçada peos vaidosos homens do século XX, foi colocada em dúvida e por fim jogada na lata de lixo da historia, graças a curiosa descoberta arqueológica em 1902, fatos banais, um coletor de esponjas e um naufrágio ocorrido durante o Império Romano, uma galera de carga, comum, que navegava pelo Mediterrâneo, repleta de estatuas de bronze, saqueadas aos gregos, que seria vendida a Romanos abastados.


Desafortunadamente naufragada, devido ha uma tempestade e que agora repousava calmamente no fundo do Mar Egeu, entre esponjas e outras criaturas marinhas, eis que surge o famoso artefato de Anticitera, o primeiro computador analógico do mundo, resgatado dos restos da antiga embarcação, com letras gregas usadas pelos Corinthios.


Este estranho aparelho datado do ano 87 AC, é considerado o primeiro e mais antigo computador analógico da história, provando que os povos da antiguidade tinham grande conhecimentos de mecânica, que não sabíamos até esse feliz achado, essa máquina calculadora, calcula com precisão a orbita do Sol, da Lua e dos cinco planetas conhecidos pelos antigos: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, era tão preciso que alguns autores acreditam que Galileu Galilei tenha visto ou conhecido um aparelho semelhante.


O professor Lucio Russo acredita que existam mais computadores perdidos, esperando a boa fortuna de um arqueólogo encontra-lo. Enquanto não são encontrados, vamos voltar aos teares e outra maquinas calculadores, avançando um pouco no tempo, elas sofreram uma reviravolta graças a teoria de Von Newmann sobre o processamento de dados. Graças a seu labor, desenhou-se um fluxo de trabalho em voga até nossos dias a respeito da computação.


Input – Processamento – Output



Tao banal para nós, que chegamos a pensar que sempre foi assim, porem os primeiros computadores, trabalhavam em outras ordens, a depender do seu fabricante, calculando primeiro, alterando e os movimentos através dos comandos em fita e papel perfurado.


A teoria surgiu nos anos 40, quando todos os cientistas do planeta, tentavam criar maquinas maiores e mais rápidas em poder de processamento e atualmente todos os computadores estão baseados neste princípio de funcionamento, recebendo o input por inúmeras portas, usando periféricos tais como teclados, mouses, mesas-digitalizadoras, sensores e etc, passando para processamento através dos modernos circuitos digitais do computador e gerando outputs em inúmeras formas.


O que é um computador?



É uma máquina composta por milhares de microchips em circuitos eletronicos, organizados de forma logica e alimentados por fontes elétricas, com o intuito de calcular e processar informações, por ser uma fabulosa calculadora, todos os problemas são convertidos a equações matemáticas básicas em sistema binário, mas velozmente solucionadas, reconvertidas e exibidas em nosso sistema decimal, bem curioso, saiba que todo jovem, que um dia resolveu uma equação de primeiro grau no ginásio, foi um programador e fez um programa e efetuou um processamento no melhor computador do mundo, nossa mente usando como dispositivo de input o lápis, borracha e como output o papel.


Por isso desde os nossos 12 anos de idades, todos sem exceção somos programadores, avançando na matemática e resolvendo problemas em equações de primeiro, segundo e terceiro graus, resolvendo inequações e usando a teoria dos bancos de dados na forma mais simples, quem nunca se perguntou, acho que já vi isso em algum lugar, ao deparar-se com o SQL pela primeira vez, e não estava errado, por mais complexo e moderno, que um BD em uso atualmente seja, todos usaram e abusaram da teoria dos conjunto nos bancos escolares. 


O desenho clássico do computador é um clock, memória ROM e RAM, processador de vídeo, processador de logica aritmética, processador central e dezenas de portas para o IO e unidades de armazenamento. Onde podemos conectar os mais diversos periféricos, o que muda em cada equipamento é apenas a capacidade de armazenamento, memoria e poder da CPU.


Em resumo os computadores apenas adicionaram velocidade ao processo de cálculo, o ápice de uma jornada iniciada há 50.000 anos, quando o primeiro hominídeo caçador coletor, resolveu organizar um rebanho e necessitou conta-lo, para evitar perdas para o amigo do alheio.


Os programadores e o futuro



Pois bem caro padawan, depois de tantas idas e vindas, em que vendi banha de cobra em pleno fórum da comunidade, brincadeiras à parte, espero que se recorde com carinho, dos algoritmos, que usou para decorar a tabuada, calcular uma raiz quadrada, solucionar equações, ou mesmo desenhar gráficos. Veras que não está tão longe de um programa, verá que o computador não é tão inteligente assim, dependendo de todo nosso engenho para produzir bom código.




Aproveite a Comunidade Digital Innovation One, use e abuse das centenas de cursos, assine o DIO PRO e acesse lives únicas e exercícios práticos nos LABs, convide os amigos e ajude-nos a crescer ainda mais, imagine fazer parte de uma comunidade composta por 1 milhões de programadores? A mais valia é incalculável, estar num grupo tão grande e diverso, peça ajuda a problemas difíceis, ajude os novatos e os jovens padawans a evoluírem, juntos somos mais fortes e quem sabe de nossas fileiras sairá o próximo Bill Gates?


Conclusão


Retomamos velhos temas, recordamos da teoria de Von Neuwmann, falamos sobre o computador de Antikythera, apresentei sobre algoritmos e exercícios matemáticos, grandes cabeças e fontes de conhecimento, lembre-se que a Informática é um conhecimento complementar a todos os ramos de conhecimento.


Quando estiver produzindo código na sua linguagem de programação preferida lembre-se da responsabilidade do seu programa, que irá produzir resultados, que implicaram na reputação da empresa e repercutirá em sua carreira. Atente-se as especificações, siga os designs patterns e faça todas as baterias de teste necessárias, um erro encontrado em desenvolvimento tem um custo 100 vezes menor, que se for descoberto em produção, paralisando um processamento e gerando danos terríveis.


Espero ter ajudado ate o próximo artigo.


 Mais momento jabá, para distrair, visite meu vídeo e veja para onde fui desta vez: https://www.youtube.com/watch?v=lmQxgFPIQYM


Bom curso a todos.


 https://www.linkedin.com/in/vagnerbellacosa/


 https://github.com/VagnerBellacosa/


Pode me dar uma ajudinha no YouTube?


 https://www.youtube.com/user/vagnerbellacosa

3
45

Comentários (5)

0
C

Caroline Anjos

21/10/2021 15:35

 ficou show seu artigo parabéns!

0
Carlos Santos

Carlos Santos

29/09/2021 10:53

Que texto interessante! Nunca tinha observado pela ótica de ter sido programador a partir dos meus 11 ou 12 anos, executando equações matemáticas com a mente e tendo o lápis, borracha e papel como parte do processo. :-)

1
Vagner Bellacosa

Vagner Bellacosa

24/09/2021 21:39

Itagiba e Ivan,


Obrigado pelos comentários, essa maquina de Antikythera é um coisa única, imagino os tesouros q os antigos que estão pra serem descobertos.

2
Ivan Cruz

Ivan Cruz

24/09/2021 20:31

Fala Vagner ficou show seu artigo parabéns!

2
ITAGIBA NETO

ITAGIBA NETO

24/09/2021 19:00

Muito bom o texto. Eu vi um documentário há poucos dias sobre o computador de Antikythera. Tem coisa que parece óbvia, mas tem muito o que estudar sobre o "óbvio" e sobre o "básico". Obrigado pelas contribuições

Analista Programador dinossauro IBM Mainframe

Brasil