1

Programação do Zero: Pseudocódigo e Descrição Narrativa como os pontapés iniciais na compreensão da lógica de programação

José Júnior
José Júnior

Desenvolver algoritmos na linguagem final pode ser interessante dentro do contexto da prática e aperfeiçoamento profissional. Entretanto, inicialmente, indico a aprendizagem por meio da CONSTRUÇÃO DE ALGORITMOS, já que a utilização do pseudocódigo apresenta-se como sendo muito útil e fácil.


Quando usamos o termo ALGORITMO estamos nos referindo a uma espécie de LINGUAGEM COMUM/GENÊRICA que busca REPRESENTAR O PROGRAMA SEM SE PREOCUPAR COM A LINGUAGEM FINAL que você escolherá (C, C++, Python etc). Adicionalmente, podemos destacar que SUA ESTRUTURA e COMANDOS podem ser semelhantes a de uma Linguagem propriamente dita.


Além disso, podemos notar, também, que a DESCRIÇÃO NARRATIVA das ações a serem executadas auxilia bastante na compreensão do problema. Poderíamos, por exemplo, aliar o uso do Pseudocódigo (ou Portugol) ao da Descrição Narrativa para melhorar ainda mais a nossa capacidade de compreender lógica e programação.


Portanto, penso que o domínio das técnicas de construção de algoritmos em Pseudocódigo e Fluxograma podem te ajudar a aprender QUALQUER LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO!!!


RESUMO SOBRE <<ALGORITMO>>


#CONCEITO DE ALGORITMO

- ENCADEAMENTO DE SEQUÊNCIAS LÓGICAS E DOCUMENTADAS;

- UMA SEQUÊNCIA FINITA DE PASSOS (AÇÕES);

- POSSIBILITA O ALCANTE A DETERMINADO OBJETIVO;

- USA O RACIOCÍNIO PARA DESENVOLVER UMA DETERMINADA ATIVIDADE;

- AJUDA A COLOCAR ORDEM NO PENSAMENTO [LÓGICA - PROPOSTA DE SOLUÇÃO].


#PRESTE ATENÇÃO:

- ALGORITMO [PROPOSTA DE SOLUÇÃO - PROJETO DO PROGRAMA];

- PROGRAMA [SOLUÇÃO EM SI].

- EXEMPLO: 

- FAZER UM BOLO PELA PRIMEIRA VEZ [PROBLEMA];

- RECEITA [ALGORITMO - PROJETO DO PROGRAMA];

- COZINHEIRO [COMPUTADOR];

- BOLO [SOLUÇÃO - PROGRAMA].


#CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ALGORITMO:

- FINITUDE: PRECISA TERMINAR AO FIM DOS PASSOS;

- CLAREZA/DEFINIÇÃO: NÃO PODE TER AMBIGUIDADES;

- ENTRADA: PODE TER 0 OU MAIS ENTRADAS;

- SAÍDA: TEM UMA OU MAIS SAÍDAS;

- EFICÁCIA/EFETIVIDADES: TEM QUE SER SUFICIENTEMENTE BÁSICOS.


#REPRESENTAÇÕES DO PROGRAMA/CÓDIGO:

A. DESCRIÇÃO NARRATIVA [COMUM NO COTIDIANO - RECEITAS E MANUAIS];

B. FLUXOGRAMA / DIAGRAMA DE BLOCOS [UTILIZA FIGURAS GEOMÉTRICAS]:

- ENTRADA;

- PROCESSAMENTO;

- SAÍDA.

C. PSEUDOCÓDIGO/PORTUGOL/PORTUGUÊS ESTRUTURADO:

- LINGUAGEM COMUM/GENÊRICA;

- REPRESENTA O PROGRAMA SEM SE PREOCUPAR COM A LINGUAGEM FINAL;

- SUA ESTRUTURA E COMANDOS PODEM SER SEMELHANTES A UMA LINGUAGEM.


Forte abraço, pessoal.

Instagram: @profrj45


REFERÊNCIA USADA COMO BASE


GUEDES, Sérgio. Lógica de Programação Algorítmica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.

1
58

Comentários (1)

1
⚡Eros Lima

⚡Eros Lima

09/02/2021 09:29

Pearsons é uma das melhores editoras para nós, parabéns por compartilhar!

Software is like sex; it's better when it's free (Linus Torvalds) 🐃🐧💻

Brasil