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Papeis e Responsabilidades com SCRUM

#Scrum
A
Alexandre Menezes

O QUE É SER ÁGIL?


  • Ágil difere de rápido.
  • Ser ágil é ser flexível às mudanças, é poder adaptar o software o mais rápido possível e de preferência em um próximo ciclo do SCRUM.
  • Ser ágil é fazer as coisas de forma simples, atividades complexas, se possível, devem ser quebradas em atividades mais simples.
  • Em um projeto ágil, todos da equipe devem estar comprometidos com os objetivos. Ser responsável é fundamental.
  • Ser ágil é ter foco no cliente. O cliente tem mais valor que o projeto. Isso significa que deve-se entender bem a dor do cliente e entregar um software com o mínimo de funcionalidades já no primeiro mês de desenvolvimento.


Em resumo, é ter a capacidade de responder rapidamente a mudanças.


SCRUM


  • SCRUM é um framework para gerenciamento de projetos ágeis.
  • O SCRUM defende o uso de equipes pequenas e multidisciplinares, pois produzem melhores resultados.


Pilares do SCRUM


TRANSPARÊNCIA


Conversar mais e escrever menos. Manter o cliente próximo para entender bem as funcionalidades, uma equipe unida para desenvolver o software que atenda a necessidade do cliente, exige constante interação e comunicação entre todos que fazem parte do projeto.


A cada funcionalidade finalizada o software é demonstrado ao cliente a fim de obter feedbacks contantes.


ADAPTAÇÃO


Em projetos ágeis os requisitos podem mudar ao longo do processo de desenvolvimento. Então o software deve se adaptar rapidamente para gerar valor para o cliente.


INSPEÇÃO


É verificar se o que foi planejado está sendo executado da maneira correta. A medida que o software evolui a equipe também evolui com os acertos e os erros cometidos durante o processo.


Razões para adotar o SCRUM


  1. O software é desenvolvido e entregue incrementalmente, graças aos constantes feedbacks dos usuários. Em 2 a 4 semanas é possível entregar um software com o mínimo de funcionalidades ao cliente.
  2. Temos um melhor gerenciamento de riscos. O foco no escopo e uma lista de tarefas curta reduz os riscos de incertezas.
  3. Comprometimento, motivação e transparência da equipe.
  4. Maior valor para o negócio. Priorizar o desenvolvimento das funcionalidades que agregam maior retorno para o usuário.
  5. Usuários envolvidos durante todo o ciclo. O Usuário participa durante todo o processo de desenvolvimento do software.
  6. Aplicação das lições aprendidas. Atuar com melhorias contínuas no software em próximos ciclos.


Características do time SCRUM


  • São equipes capazes de se auto-organizarem.
  • As tarefas são do time e todos são responsáveis.
  • Há um forte comprometimento com os resultados.


PAPEIS E RESPONSABILIDADES DO TIME SCRUM


PRODUCT OWNER (PO)


  • É o dono do produto.
  • É um representante da área de negócios.
  • PO não é um comitê é apenas uma pessoa que define o PRODUCT BACKLOG, ou seja, as funcionalidades do software.
  • Prioriza as funcionalidades conforme o valor do negócio.
  • É quem garante que o time de desenvolvimento entenda bem os requisitos e as funcionalidades.


SCRUM MASTER (SM)


  • Ele garante o correto uso do SCRUM.
  • O SM não é Gerente de Projetos, não é ele quem delega as atividades. Ele age como um facilitador.
  • É quem auxilia o PO no planejamento e estimativas do backlog e, também remove impedimentos para o time DEV.
  • Ele treina o time para se tornarem autogerenciáveis e interdisciplinares.


TIME DE DESENVOLVIMENTO (DEV)


  • É uma equipe multidisciplinar composta por 3 a 9 pessoas.
  • São os responsáveis por entregar o software funcionando.
  • Possui habilidades suficientes para desenvolver, testar, criar e desenhar o software.


CERIMÔNIAS DO SCRUM


TIME BOX


É o tempo máximo para realizar uma cerimônia ou uma SPRINT. Ele doutrina a equipe para utilizar o tempo máximo da melhor maneira possível.


SPRINT


Significa corrida, arrancada. É o principal evento do SCRUM. Uma Sprint tem duração de no máximo 30 dias corridos.


Composição de uma Sprint


PLANEJAMENTO DA SPRINT


Em uma Sprint de 30 dias, um planejamento tem um time box de 8 horas, nas primeiras 4 horas o PO, SM e time DEV definem o que fazer, ou seja, explica o que e por que deve ser feito, e nas 4 horas restantes, participando somente o time DEV, definem como deve fazer, em outras palavras, o time de devs quebram as atividades e criam o entendimento técnico necessário.


REUNIÕES DIÁRIAS (DAILY MEETING)


Durante o desenvolvimento do software ocorrem reuniões diariamente entre o PO, SM e o time de desenvolvimento. Essas reuniões são feitas em pé, no mesmo local e horário, o time box dura no máximo 15 minutos e três perguntas devem ser respondidas pelo time DEV: o que foi feito no dia anterior, o que está programado para o dia e se tem algum impedimento.


REVISÃO DA SPRINT (REVIEW)

Nesse momento o time DEV apresenta, passo a passo para o PO, o trabalho realizado. Ocorre no último dia de uma Sprint de 30 dias e tem um time box de 4 horas.


RETROSPECTIVA DA SPRINT


Nessa cerimônia, que ocorre no último dia de uma Sprint de 30 dias e tem um time box de 3 horas, o time DEV se reúnem para discutirem as lições aprendidas, isto é, quais erros ocorreram na Sprint, o que foi deixado de ser perguntado e o time transparece os pontos de acertos e de erros cometidos.

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Comentários (2)

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Alexandre Mauro

Alexandre Mauro

23/09/2021 16:32

Xará, boa!

Time Box de uma Daily Meeting = 15 minutos

Também escrevi sobre Ágil, se puder comentar lá, agradeço! Abs


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Patricia Athayde

23/09/2021 15:03

Muito bom!!!

Interessado em tecnologia

Brasil