0

Os Princípios SOLID: O(Open-Closed) Princípio do Aberto-Fechado (Parte 3)

Ricardo Wobeto
Ricardo Wobeto

Olá, tudo bem? Hoje vamos falar da segunda parte do acrônimo do SOLID - O.


Este princípio orienta que as classes devem ser abertas para sua extensão, mas devem ficar fechadas para futuras modificações. Pois alterar o comportamento atual de uma classe afetará todos os sistemas que usam essa classe. Se você quiser que a classe execute mais funções, a abordagem ideal é adicionar às funções que já existem, NÃO alterá-las.

Meta

Este princípio visa estender o comportamento de uma classe sem alterar o comportamento existente dessa classe. Isso evita causar bugs onde quer que a classe esteja sendo usada.

Por sua característica o software é um ente evolutivo, raramente um software é feito uma vez e nunca mais será alterado. Desta forma este princípio busca a sua extensibilidade, mas o que é isso?

Extensibilidade: É uma das chaves da orientação a objetos, quando um novo comportamento ou funcionalidade precisar ser adicionado é esperado que as existentes sejam estendidas e não alteradas/modificadas, assim o código original permanece intacto e confiável enquanto as novas são implementadas por meio da extensibilidade. A criação de um código extensível é uma responsabilidade do desenvolvedor e da equipe, pois utilizar um design duradouro para um software de boa qualidade e proporcionar a sua manutenibilidade é essencial.


Se você tem interesse nesse assunto, recomendo a leitura do livro: Código Limpo de Robert C. Martin, ele irá te ajudar bastante nesta compreensão.


Um abraço e até a parte 4 do nosso estudo SOLID!

Ricardo Wobeto


* Todas as ilustrações neste artigo são de Ugonna Thelma


0
0

Comentários (1)

0
Leonardo Oliveira

Leonardo Oliveira

03/09/2021 11:02

Valeu Ricardo! Obrigado pelo artigo.

Em processo de aprendizagem... (em transição de carreira)

Brasil