0

Os Princípios SOLID: I (Interface Segregation Principle) Princípio da Segregação da Interface (Parte 5)

Ricardo Wobeto
Ricardo Wobeto

Olá, tudo bem? Hoje vamos falar sobre o "I" do acrônimo do SOLID.


É importante destacar no Princípio de Segregação de Interface que os clientes não devem ser forçados a depender de métodos que não usam.

Resumidamente: Uma classe não deve ser forçada a implementar interfaces e métodos que não irão utilizar.

Quando uma classe é solicitada a realizar ações que não são úteis, é um desperdício e pode produzir bugs inesperados se a classe não tiver a capacidade de executar essas ações.

Uma Classe deve realizar apenas ações necessárias para cumprir sua função. Qualquer outra ação deve ser removida completamente ou movida para outro lugar se puder ser usada por outra classe no futuro.


Meta

Este princípio visa dividir um conjunto de ações em conjuntos menores, de forma que uma Classe execute SOMENTE o conjunto de ações de que necessita.


Como síntese podemos dizer que o Princípio da Segregação da Interface tem como ponto central a seguinte característica: é melhor criar interfaces mais específicas ao invés de termos uma única interface genérica.


Se você tem interesse nesse assunto, recomendo a leitura do livro: Código Limpo de Robert C. Martin, ele irá te ajudar bastante nesta compreensão.


Um abraço e até a parte 6 do nosso estudo SOLID!

Ricardo Wobeto


* Todas as ilustrações neste artigo são de Ugonna Thelma


0
0

Comentários (1)

0
Ricardo Wobeto

Ricardo Wobeto

23/09/2021 15:23

Olá, tudo bem? Estamos caminhando para o final de nossos estudos sobre os princípios do SOLID. Espero que estejam gostando do material que tem servido de muito estudo e dedicação para todos da comunidade da DIO e Linkedin.

Bons estudos a todos 🚀😃👊🎯👏👏👏🌍💻

Em processo de aprendizagem... (em transição de carreira)

Brasil