0

Os princípios do S.O.L.I.D. (Parte 1)

#Boas práticas #Java #.NET C#
Ricardo Wobeto
Ricardo Wobeto

No texto de hoje vamos dar início a uma série sobre os princípios do SOLID. Iremos entender cada um dos 5 significados deste conceito fundamental para POO(Programação Orientada a Objetos.


Se você está familiarizado com a POO, provavelmente já ouviu falar sobre os princípios SOLID.

Esses cinco princípios de desenvolvimento de software são diretrizes a serem seguidas ao construir software para que seja mais fácil escalar e manter. Eles se tornaram populares por um engenheiro de software, Robert C. Martin.

Existem tantos artigos excelentes online sobre SOLID, mas raramente vejo exemplos com fotos. Isso torna um pouco difícil para alunos visuais como eu aprenderem enquanto permanecem engajados.

Portanto, o objetivo principal deste artigo é obter uma melhor compreensão desses princípios usando ilustrações e enfatizando o objetivo de cada princípio.

Veja, alguns desses princípios podem parecer semelhantes, mas não têm o mesmo objetivo. É possível satisfazer um princípio violando o outro, embora sejam semelhantes.

Para tornar isso o mais simples de seguir, usarei a palavra “Classe”, mas observe que ela também pode se aplicar a uma Função, Método ou Módulo neste artigo.

  

Agora, vamos começar!

Ricardo Wobeto 👩‍💻😀👊🌍


* Todas as ilustrações neste artigo são de Ugonna Thelma


0
22

Comentários (0)

Em processo de aprendizagem... (em transição de carreira)

Brasil