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Já pensou em trabalhar com games ?

#C# #JavaScript
Leonardo Demetrio
Leonardo Demetrio

Oi galera, tudo bom ?


Calma, isso não é uma vaga.


No artigo de hoje eu vou falar um pouco sobre uma das áreas mais queridas por muitos, e também difíceis de entrar. A área de games.


Toda criança que joga muito vídeo game quando cresce as vezes tem o sonho de desenvolver jogos. Eu fui uma dessas crianças!


Atualmente eu não trabalho com games, mas já utilizei algumas Engines de games utilizado por algumas empresas por muito tempo. Comecei minha jornada com modelagem em blender, esse que por sua vez aceitava Python. Depois comecei a usar a Unity, essa que me jogou no mundo da programação. Ainda à utilizo! Também entrei em contato com a Cryengine 3, motor de gráfico dos jogos Crysis 3, Ryse son of Rome e outros.


Durante um bom tempo mexendo, criando projetos pequenos e aprendendo, fui percebendo o tanto que esse mercado no Brasil era pequeno, mas enorme no mundo. Hoje esse mercado está em plena expansão. Na minha época não havia empresas com atualmente e isso não faz muito tempo, não sou tão velho. Estou falando em meados de 2012.


Por que eu não escolhi a área de games mesmo sendo apaixonado ?

Essa é simples, pois penso nessa pergunta sempre!

Mesmo sendo uma vontade grande, o mercado não era tão grande na época. Não desisti dele, mas você sendo um desenvolvedor, um designer ou até mesmo um produtor musical, você pode atuar tanto no seu ramo dentro ou fora do mercado de games.


Mas chega de enrolação e de falar de mim. Agora Vamos falar sobre esse mercado!



O MERCADO ATUAL:

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O mercado de games cresceu, 2020 que o diga!

Em plena pandemia as empresas de games brasileiras estavam contratando pessoas para trabalharem, estamos falando de estúdios de todos os tipos, mas só porque há vagas, não quer dizer que elas são fáceis de serem preenchidas.


E de fato, com o número de pessoas em casa a demanda por jogos eletrônicos se elevou muito!


Entretanto, eu recomendo que você se especialize, ou seja, se você quer ser um desenvolvedor de games, nesse caso programador, foque nas linguagens que as Engines utilizam. Se você quer ser um modelador, foque em softwares de modelagem como Maya, Blender, ZBrush e outros. Se você quer desenvolver trilhas sonoras, foque em criação de músicas com fruit loops por exemplo.

Você pode ser um Game Design e entender a importância de cada área para o desenvolvimento de um jogo, mas você também tem que se especializar em uma área especifica.



Choque de realidade com linguagens de programação

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Hoje em dia você consegue desenvolver jogos em qualquer linguagem, seja C#, Python (esse carinha esta ganhando uma pequena fama nisso), GO (esse carinha também está crescendo) , C++, Java, JavaScript e outras.


Mas temos que fazer uma distinção de linguagens. Nem sempre uma linguagem como Javascript vai ser utilizada para desenvolver games, ainda mais quando você tem motores gráficos próprios para isso.


A maioria dos motores gráficos rodam em duas linguagens, são elas C++ e C#. Atualmente há uma demanda muito grande por profissionais Go langue e Python, mas o feijão com arroz é C# e C++.


Na sua cabeça deve estar tendo um treco vendo o C++ como linguagem predominante de muitas engines grande. Por isso que eu digo, nunca negligencie o C!


Engines:

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Aqui vou falar um pouco das Engines. Para quem não sabe, Engines são motores de jogos aonde podemos desenvolver todo o ecossistema de um jogo, é nela que damos vida ao projeto!



Aqui temos a Unity, uma das engines mais utilizada para desenvolvimento Android, ela ganhou um espaço enorme hoje em dia sendo utilizada por empresas como EA, Ubisoft e aqui no Brasil temos a Tapp games, a Wildlife, a Space Sheep e Fanatee, que são empresas desenvolvedoras que utilizam a Engine.


Unity GIF - Find on GIFER


Um exemplo de sucesso é o Ori !


Ori And The Will Of The Wisps GIF by Press Start Australia - Find & Share  on GIPHY

O bom da Unity é que versões como 5.2, 5.6 ou 2017.4.10 que mesmo sendo consideradas antigas, funcionam muito bem em computadores fracos. Então se está pensando em utilizar essa Engine e não tem um computador potente para trabalhar, pode ficar tranquilo!


A Unity é uma Egine paga, entretanto ela tem um plano gratuito que você pode utilizar a vontade.


Outro fato é que em ambiente 3D a Unity faz uma compressão dos objetos, diferente de outras engines ela faz isso para não consumir muito do processador.


Se você está pensando em utilizar essa engine foca muito no C# pois ele é a base do desenvolvimento de games desse motor.


Lá em cima eu disse que a Unity permitia até um tempo atrás o JavaScript, também chamado de UnityScript. Mas calma pessoal, esse JavaScript não tem nada a ver o JS que a gente usa na web, ele era modificado. Abaixo está um exemplo de como ele era:


Unity Scripts - intensivegeeks

Nós declarávamos se a variável era privada ou publica, se era uma variável ou constante e o tipo da variável. Era quase um C# e isso causava muita estranheza na comunidade, principalmente que vinha do JavaScript.



CryEngine

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Cryengine, a engine mais pesada que já conheci. A Cryengine é desenvolvida pela CryDev, sendo gratuita até meados de 2016. Esse motor de jogos é incrível e pesado ao mesmo tempo, mesmo com as configurações no mínimo a qualidade gráfica que ele entregava era absurda!


Best Cryengine GIFs | Gfycat

Sim, esses são os gráficos padrões da engine!


Mas Leo, o meu PC não é bom ele pega ? Olha, na época eu tinha um dual core e não sei como ele pegava, mas eu não recomendo utilizar ele em computadores fracos.


A Cryengine não é um motor instalado ou seja ele aloca memória a media que você vai criando o projeto, além da quantidade inicial de memória e processamento que ela utiliza para funcionar. Os desenvolvedores desse motor sempre estiveram a frente do seu tempo com relação a realidade dos gráficos.


A Cryengine é muito boa para jogos em primeira pessoa, quando vamos testar um projeto ela automaticamente coloca a nossa câmera em 1º pessoa com uma arma. Além de que muita das vezes alguns códigos como IA básica, IA de automóveis entre outras já vem pronto para você utilizar.


Abaixo temos um trecho de Crisys 3:

Steam Community :: :: Crysis 3 !


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LUA


Acredito que você deva ter ficado curioso sobre a LUA da CryEngine como linguagem de programação, certo ?


Lua é uma liguagem muito utilizada hoje para jogos de MMORPG ou FPS como Point blank. Essa linguagem surgiu em 1993 na PUC do Rio de Janeiro, nosso Brasil foi bem representado ai! Hoje em dia, a linguagem LUA está presente em muitos jogos e em muitas engines.



UREAL ENGINE ou UDK

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Sendo desenvolvida para atender jogos de grande porte, a Unreal ou UDK (Unreal Developer Kit ), faz jus ao que promete. Sendo um dos motores de jogos gratuitos mais utilizados do mercado, tanto que até tem empresas se inspiram na Unreal para desenvolverem suas próprias engines.


A Unreal como citei é um motor de jogos gratuito, ou seja, você pode baixa-lo e desenvolver seus jogos. Assim como a Unity a Unreal só vai cobrar caso o seu jogo tenha uma certa receita de vendas.


A linguagem predominante na Unreal é o C++, ou seja, não tem como escapar do C no mundo dos games!


Tendo uma interface mista, a UDK tenta trazer uma mistura entre o realismo e a simplicidade.

AI Stuttering when close - UE4 AnswerHub


Apresentação da Unreal Engine 5 : How MoGraph Designers Can Benefit from Unreal Engine 5


Outras Linguagens e o mercado

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Hoje em dia o mercado de games está crescendo e abrindo espaço para outros desenvolvedores que sabem além de C++ ou C#. Muitas vezes vejo vagas para Python e GO, com relação ao Python, as empresas de games coletam diariamente muitos dados e esses dados precisam ser tratados de alguma forma. Se a empresa utiliza sistemas de microsserviços, o GO pode ajudar muito bem com isso além da parte dos servidores.


Outras área que estão crescendo são as área de animação, marketing e Shaders sim desenvolvedores de Shaders pois para cada novo console lançado outros Shaders de texturas mais pesados e dinâmicos podem ser utilizados. Na área de animação, podemos dependendo do hardware que estamos explorando irmos mais além e criarmos animações com mais bones, tendo assim animações mais suaves e realistas.

Na área de marketing temos CRM para games, onde os dados coletados vão servir para a venda de novos produtos e serviços do setor.


Brasil

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No Brasil temos algumas empresas que trabalham com o desenvolvimento de Games e veem no mercado Brasileiro uma força imensa. São elas:


  • WildLife
  • TAPPS GAMES
  • Space Sheep
  • Fanatee
  • Gazeus


Empresas como Ubisoft, EA e Blizzard, são alguns exemplos de empresas internacionais que dão chances para brasileiros trabalharem em seus projetos. Logicamente que algumas coisas como Inglês e ou Francês devem estar em um nível aceitável.

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Desenvolver jogos não é uma tarefa fácil, existem um mundo totalmente diferente a ser explorado e estudado antes de começar a partir para grandes empresas.


Se você quer fazer parte dessa jornada eu sugiro que você veja o que gosta, caso gosta de artes vá para a modelagem com Blender, Maya e outros. Programação escolha uma engine, hoje temos mais de 20 engines no mercado sendo elas gratuitas e pagas, 2D e 3D. Crie projetos, faça coisas novas e mostre nas suas redes!


Com o tempo você vai se sentir apto a se candidatar as vagas a medida que você vai aprendendo o que for necessário.


No Youtube tem muita coisa gratuita que você pode ver, o pessoal de outros países também ajudam muito na hora de dúvidas.


Espero que tenham gostado.


Por favor comentem abaixo caso tiverem alguma dúvida, abraços!

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Comentários (4)

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Márcio Morais

Márcio Morais

04/04/2021 11:31

Muito bom seu artigo Leonardo.

A área do desenvolvimento de Games é muito versátil, da pra trabalhar com Programação sim, com Animação, Ilustração e Concept, Design de Interfaces, FX, Música, Roteiro, 3D, Rigging, Criação de Ambientes, etc. E essa indústria está a todo vapor, é só dar uma olhada nesse link pra ver quantas vagas estão em aberto mundo afora, e todo dia abrem novas vagas.

https://www.artstation.com/jobs

Parabéns Leonardo! Abraços!

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⚡Eros Lima

⚡Eros Lima

04/04/2021 07:27

UnityScript e Blizzard, top Article Parabéns Leonardo! TOP quando o neuralink sair eu quero voltar a jogar Starcr@f¹t II!

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Leonardo Demetrio

Leonardo Demetrio

04/04/2021 02:28

O Grasetti é um ótimo artista ! Ele começou como WebDesign aqui no Brasil. Ele era um dos caras que me inspirava a um dia poder chegar a trabalhar na Santa Monica.

O Blender não é muito utilizado por grandes empresas. Entretanto, você consegue fazer tudo dentro dele com relação a modelagem. O que o Zbrush faz, o Blender também faz (com algumas exceções), então as empresas não jogam isso fora, pelo contrário se você fez em Blender ou Maya, o export do projeto pode ser utilizado em qualquer Engine!

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Luiz Reis

Luiz Reis

04/04/2021 02:05

Uma vez vi o Rafael Grassetti falando no youtube (estudo Zbrush e Blender) que os Engenheiros de jogos ganhavam muito bem lá fora. Entrando no mundo da programação, entendi os motivos da afirmação. É uma área que você precisa estudar muito para seguir, mas é muito bem remunerada. Vendo os vídeos da Unreal engine 5, dá muita vontade de passar por tudo isso. Confesso que é uma área que me atrai. Um muito obrigado pela postagem, Leonardo! =]

Sou apaixonado por tecnologia, marketing e games.

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