0

ESTUDANDO C# e POO

Douglas Lima
Douglas Lima

RESUMÃO SOBRE C#


Criei esse resumo, após estar prestes a finalizar um curso sobre C#. Sendo assim, resolvi compartilhar com vocês. Segue o resumo:


C# é uma linguagem de programação (regras sintáticas);

.NET (criado em 2002) é uma plataforma de desenvolvimento para se criar diversos tipos de aplicações, podendo usar várias linguagens de programação. O dotnet basicamente tem dois componentes: o BCL e o CLR

BCL (Base Class Library – biblioteca de classes bases que possui funcionalidades que podem ser usadas nos programas);

 CLR (Common Language Runtime – Máquina virtual que executa os programas feitos no .NET), além disso possui garbage collection (objetos não utilizados são automaticamente desalocados da memória).


Estrutura de Aplicação .NET

Uma aplicação é composta por CLASSES, onde essas classes podem ser agrupadas em:

Namespace -> agrupamento LÓGICO de classes relacionadas; Ex.: Em uma aplicação pode ter classes que vão representar entidades de negócio (produto, cliente, pedido, etc), nesse caso essas classes podem ser agrupadas em um namespace chamado entites (entidades). Da mesma forma pode ter classes que representam os serviços do services (serviços), além disso pode ter outras classes que representem outras coisas.

Assembly (DLL ou EXE) -> agrupamento FÍSICO de classes relacionadas (build); Onde se pode fazer subprojetos para dividir e organizar melhor o projeto geral, onde dentro dos assemblys criados, é possível colocar os namespaces.

Aplicação -> Agrupamento de assemblies relacionados; Onde é possível colocar várias assemblies diferentes e divididas dentro de uma aplicação.


VS (VISUAL STUDIO) à Aplicação – Solution; Assembly – Project.


Estrutura básica de um programa C#

O projeto C# ele é uma solução.

Estrutura de arquivos:

Arquivo .sln à Vai ser o arquivo da solução, é a partir dele que abre o projeto;

Arquivo .csproj à Arquivo de configuração do projeto, só mexe nele quando precisa acrescentar alguma dependência ou algo do tipo;

Classe principal .cs à É o arquivo da linguagem C#;

Subpastas obj e bin à Nessas pastas o vs guarda os arquivos compilados.


 

Programa .cs:

1°: declara o using System; à o using é uma referência para o namespace chamado System que é um namespace padrão do dotnet que contem funções básicas de manipulação de programas.

2° declara o namespace do arquivo; Ex.: namespace PrimeiroProjeto;

3° declara a classe, pois todo código fonte na linguagem C# tem que tá dentro de uma classe. Ex.: class Program. Obs.: por organização pode colocar o nome do arquivo na classe e o corpo da classe será delimitado por { }, onde dentro dessas chaves pode ter membros da classe.

4° declara o membro padrão static void Main(string[ ] args) à é uma declaração padrão da linguagem C# para identificar o entry point (ponto de entrada, onde começa), ou seja, onde a execução começa e dentro do entry point também vai ser delimitado por { }, e tudo que foi colocado dentro dele será executado em primeiro lugar no programa. 


CLASSE

É um tipo estruturado que pode conter (membros):

- Atributos (dados/campos) – onde se guarda as informações

- Métodos (funções/operações)

Obs. A classe é o fundamento principal da orientação a objetos.

A classe também pode prover muitos outros recursos, tais como:

- Construtores;

- Sobrecarga;

- Encapsulamento;

- Herança;

- Polimorfismo.


Bom pessoal, deixei aqui uma parte do resumo que fiz, espero que ajude de alguma forma. Até a próxima!



0
0

Comentários (1)

0
Rafael Maciel

Rafael Maciel

30/08/2021 23:54

Gostei bastante! Belo resumo! Parabéns pela iniciativa!

Um ser apaixonado por engenharia e tecnologia.

Brasil