1

Entendendo ViewGroup e Activity com o app Dice_Roller

#Kotlin #Android
Luís Amorim
Luís Amorim

Dice_Roller_App

Esse é um app para trabalhar os conceitos de ViewGoup e Activity.



ViewGoup

Um ViewGroup é um View— muitas vezes invisível para o usuário — que contém e posiciona outras visualizações dentro dele (chamadas de seus filhos), criando uma hierarquia de visualização . Qualquer layout para um aplicativo Android sempre começa com a ViewGroup como pai e contém visualizações filhas.


Quando existem Views em um ViewGroup, as Views são consideradas filhas do ViewGroup pai. No caso desse app, o ImageView e o Button são considerados filhos do ConstraintLayout pai.


Quando falamos em ViewGroup e ConstraintLayout estamos nos referindo a parte de layout do app, mais precisamente no arquivo activity_main.xml, Nele nossa UI é construída.


Activity


Uma Activity disponibiliza a janela em que o app desenha a IU. Normalmente, uma Activity ocupa toda a tela do app em execução. Cada app tem uma ou mais atividades. A primeira atividade ou de nível superior costuma ser chamada de MainActivity e é disponibilizada pelo modelo de projeto. Por exemplo, quando o usuário rola a lista de apps no dispositivo e toca no ícone de um app, o sistema Android inicia a MainActivity do app.


No código MainActivity, é necessário fornecer detalhes sobre o layout da Activity e como o usuário deve interagir com ele.


Para apps mais complicados, pode haver várias telas e mais de uma Activity. Cada Activity tem uma finalidade específica. Por exemplo, em um app de galeria de fotos, você pode ter uma Activity para exibir uma grade de fotos, uma segunda Activity para visualizar somente uma foto e uma terceira Activity para editar uma foto específica.


No app em questão, nossa MainActivity contem o código com as instruções para rolagem dos dados quando o botão é clicado. MainActivity.kt


Github do projeto:

https://github.com/luishads/Dice_Roller_App


Referência:

Google codelab DiceRoller

1
10

Comentários (1)

1
Isaias Bueno

Isaias Bueno

06/05/2021 09:16

Muito obrigado Luís pelo excelente artigo, seguindo você no github!

Já trabalhei como professor de matemática, designer e já tive uma empresa de impressão 3D. Decidi migrar para essa área fantástica que a programação.

Brasil