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#DIOProGrátis - Design Patterns

#Desperte o potencial #Informática Básica #Boas práticas
Ramon Modesto
Ramon Modesto

Em desenvolvimento de software foram observados problemas comuns em projetos que sempre possuíam as mesmas soluções. Com isso surgiu o Design Patterns, que nada mais é que padrões de projetos de desenvolvimento de software com soluções elegantes para serem implementadas em qualquer linguagem de programação. Cada Design Patterns descreve um problema e a sua solução, assim ajudando o programador a solucionar problemas de codificação.


Classificação

A sua classificação é dada pelo propósito de criação, de estruturas e de comportamentos, e por escopo de classes e objetos.


Classificação por propósito

  • Criação: Se preocupa com o processo de criação de objetos
  • Estruturais: Se preocupa com a composição de classes e objetos
  • Comportamentais: Define como classes e objetos devem se comportar


Classificação por escopo

  • Padrões de classes: Diz respeito como classes se relacionam através de herança
  • Padrões de objetos: Diz respeito como objetos se relacionam e são primariamente por composição (delegação de responsabilidades para classes)


Alguns Design Patterns


Fatctory Method

Esse padrão cria classes em tempo de execução e deixa que a classe decida seu tipo dinamicamente


Abstract Factory

Agrupa diversas factories com características em comum, utilizando uma única interface


Singleton

Garante que um objeto seja instanciado uma única vez


Builder

Na criação de objetos complexos possui uma abordagem de desenvolvimento por partes


Prototype

Permite copiar objetos sem depender da classe do objeto copiado



Espero ter ajudado vocês com alguns conceitos!!!


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Com persistência chego lá!

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