0

Design Patterns e Arquiteturas para Apps Mobile

#Kotlin #Swift #Arquitetura de Sistemas
D
Dilton Santos

Este artigo apresentará os padrões de design e arquiteturas de aplicativo mais comuns que podemos usar ao desenvolver aplicativos e serve como uma 'referência prática' e um ponto de partida para aprendermos mais (sempre!).


Design Patterns são soluções reutilizáveis ​​para problemas comuns de software. As arquiteturas de aplicativos fornecem soluções para o fluxo de dados ou problemas de extensibilidade de um aplicativo.


Pra que o Futuro Você não perca tempo como “detetive”, é essencial que seu projeto como um todo (desde um único objeto, até à maneira como foi construído...) seja o mais reutilizável, legível e reconhecível possível. A busca por esse objetivo nos leva aos padrões que podem ser enquadrados da seguinte maneira:

- Padrões de criação : como você cria objetos.

- Padrões estruturais : como você compõe objetos.

- Padrões comportamentais : como você coordena as interações do objeto.


Design patterns geralmente lidam com objetos. Eles fornecem uma solução para um problema recorrente que um objeto apresenta e ajudam a erradicar problemas específicos de design. Em outras palavras, eles representam desafios que outros desenvolvedores já enfrentaram, desfazendo a necessidade de reinventar a roda, mostrando maneiras comprovadas de resolver esses problemas. Veja a seguir os padrões de cada categoria:


Padrões de Criação

- Builder pattern

- Injeção de dependência

- Singleton

- Factory


Padrões Estruturais

- Adapter

- Facade

- Decorator

- Composite pattern


Padrões comportamentais

- Command

- Observer

- Strategy

- State


As arquiteturas de projetos nos ajudam a estruturar uma base de código fracamente acoplada. Com isso podemos usar esse código em qualquer lugar, independentemente da plataforma. As arquiteturas de aplicativos nos ajudam a escrever código facilmente testável, extensível e desacoplado.


Em termos simples, Arquitetura se refere à organização geral de seu código em coisas como:


- Responsabilidades para cada classe

- Organização de pastas

- Estrutura do código: chamadas de rede, responses e errors.


Tipos de arquiteturas de aplicativos


As arquiteturas de sistemas usadas para criar aplicativos com base de código sólida e sustentável ​​são muitas, mas as mais populares são :


- Model View Controller

- Model View ViewModel

- Clean Architecture


Investir em design patterns e arquiteturas de aplicativos desde o início certamente melhorará seu retorno sobre o tempo de desenvolvimento. Você começará a notar que faz mais com menos esforço. Você pode tomar esse artigo como base e a partir daqui é só continuar estudando e buscando cada vez mais, através da prática, aperfeiçoar a maneira como você desenvolve. Bons estudos!

0
1

Comentários (1)

1
J

José Filho

25/09/2021 10:58

Parabéns pelo conteúdo, ajudou muito.

None

Brasil