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Da teoria à prática - Principais aprendizados de C# na mentoria com Carla Frascareli

Victoria Muniz
Victoria Muniz

Entrei no bootcamp apenas com conhecimentos básicos de HTML e CSS, e uma noção de Lógica de Programação, e confesso que têm sido uma trajetória repleta de desafios, principalmente por estar transicionando da área de humanas para exatas. Desde então estou estudando muito sobre esta nova área e mergulhando de cabeça nesse bootcamp, que no inicio apenas com a teoria me pareceu quase impossível colocar em prática, até que vi a live Carla Frascareli.


Esta live com certeza foi um divisor de águas e mostrou como realmente posso colocar em prática toda a teoria vista durante as primeiras aulas da linguagem C#. Esse texto além de citar os principais aprendizados que tive durante live serve para os que estão nesse mesmo caminho: nunca desistam ou achem que não vão conseguir, pois se você colocar em sua mente que consegue, não tem nada que irá te impedir além de VOCÊ, então não seja seu próprio obstáculo, estude no seu tempo, coloque em prática, assista quantas vezes for necessário, na área de tecnologia estudos indicam que a repetição estimula cada vez mais o aprendizado. 


Sem mais delongas vamos aos principais aprendizados que fizeram meu cérebro pegar fogo de satisfação por aprender algo novo e fixar conhecimentos que no começo parecia uma missão quase impossível para mim:


Domain Storytelling - Parecido com um anagrama, o Domain Storytelling serve para entendermos melhor como funciona o fluxo de um sistema. Por exemplo: No caso da live, a professora propôs o projeto de um sistema de uma agência bancária para abertura de conta. Para o desenvolvimento desse sistema é preciso então entender qual é a estrutura, mostrando quais são as etapas necessárias para chegar ao objetivo do sistema.


Variável de Classe - Se referem a atributos dentro de uma classe, ou seja pode ter seu valor compartilhado com os objetos membros da classe.


Variáveis de Instância - É uma variável que está associada ao objeto instanciado, e tem seu valor único para cada objeto, não podendo ser compartilhado com outros objetos membros da classe. 


Atalhos - Como uma iniciante de programação os atalhos são aprendizados que agilizam muito durante a criação do código então abaixo alguns atalhos citados pela Carla.


Atalho para criar uma nova propriedade - Escrever prop e apertar 2x o TAB. Utilize o Ctrl + X para recortar itens selecionados. Utilize o F12 para voltar a um método anterior.


Método de extensão - Com o método de extensão conseguimos definir uma implementação padrão de um objeto, permitindo que você crie uma funcionalidade para um determinado objeto, com o modificador this. Com esse método fica muito mais fácil de programar além de deixar o código mais limpo. 


Value Object - Nesse conceito extraímos um conjunto de informações e criamos uma classe separada. Como no projeto da Agência Bancária, em que separamos as informações do Endereço, e criamos uma nova classe para elas.


Init -  Uma propriedade imutável. Como ao criarmos um número de conta, esse identificador não irá ser alterado. 


Setter e Getters - Ajudam a encapsular, proteger, isolar propriedades e facilitar o trabalho com objetos, sendo normalmente utilizados para fazer validações de tratamento antes de salvar um dado.


Enum - Utilizar para opções pré determinadas.


Random - Comando para que possamos gerar um número aleatório. 


Regex - Utilizado para validar um formato. Por exemplo, quando precisamos que uma senha tenha determinado formato, com mínimo de caracteres ou números. Site como https://www.rexegg.com/regex-quickstart.html possui os comandos para determinados formatos que precisar criar. 


?? Throw New Execption - Utilizamos diversas vezes durante o projeto da mentoria para validação. Ou seja, ao executar o trecho do código, ele irá verificar se o método está de acordo com o solicitado.


Extrair métodos - A extração de métodos é possível quando você possui um método e deseja adicioná-lo várias vezes em outros objetos. Sendo assim você só precisa escrever a linha do método uma vez e depois extraí-lo, e utilizá-lo várias vezes através do nome criado para a determinada ação.


Esses foram alguns tópicos dos aprendizados da mentoria, bons estudos!


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Comentários (3)

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Isabella Ramos

Isabella Ramos

15/09/2021 02:36

Que resumo do projeto de live, top!!


Me identifiquei muito com você! Realmente, sempre ouvi falar de POO, mas nunca tinha de fato entendido ou aplicado.


Sempre me pareceu algo que quando entendemos fica bem mais tranquilo de usar e entender a organização dos códigos, apesar de parecer que é um mundo de coisas. E aqui no Bootcamp, tem sido assim.


Entender isso, realmente é algo que faz um bum no nosso cérebro. E dá sentido a muitas coisas antes na abstração. E é um conteúdo antes chato, muito bom estudar e aplicar.


Bora estudar!

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Douglas Lima

Douglas Lima

14/09/2021 22:50

Ótimo artigo!!!! Parabéns.

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Diego Marcelino

Diego Marcelino

14/09/2021 22:24

Muito bom Victoria! Essa mentoria foi absurda de conteúdo, aprendi muita coisa de POO aí!

Graduada em Jornalismo e estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Brasil