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Curso de UX : User Experience (Resumo)

Wesley Farias
Wesley Farias

--- Tudo é uma experiência

O foco deve ser no que o cliente precisa 

-estratégia

-conteúdo

-pesquisa

-interação


--- Por que usar UX?

-Atender as necessidades dos clientes

-Transformar a necessidade real em um contexto digital

-Metáforas visuais > cores


--- Quem são os usuários?

-Research

-Empatia : permite criar laços de confiança e dá uma visão do que os usuários podem 

sentir ou pensar( se colocar pelos olho do outro)

pesquisa : Qualitativa > pesquisa em profundidade (detalhes do cliente )

__Ex: conversar com profundidade do assunto , o pq e como é o uso

Quantitativa -> dispara a pesquisa para o maior numero de clientes (saber quantidade

de respostas)


--- Ferramentas e técnicas de pesquisa

OBS:

*Se vestir de forma que deixe seu cliente a vontade 

*Quebra-gelo : bate-papo simples, tempo , acontecimentos e etc...

*Não defenda sua empresa

*Não fazer perguntas fechadas(sim ou não)

*Não induzir respostas (Ex: eu acho q vc não gosta ...)

-Foxgroup:grupo de foco   > junto vários clientes para conversar sobre seu negocio

-Entrevista em profundidade > senta para conversar com cliente

-Diário de uso       > pedir para o cliente documentar o dia-a-dia do uso do produto


--- Personas

-São perfis de clientes, personagens -> baseado nos clientes que temos 

mapa de empatia -> se colocar no lugar, entender as dores e necessidades

Ex: João -> o que pensa e sente ?(os filhos se formem) / 

vê ?(jornal) / ouve ?(educação é caro) / fala e faz ?(futebol) 

quais são as dores ?(salário) / quais são as necessidades?(pagar as contas )

-O que podemos pensar a partir disso 

Ex: Maria > o que pensa e sente ?(é muito caro) / 

vê ?(jornal) / ouve ?(viajar fora do país) / fala e faz ?(futebol) 

quais são as dores ?(salário) / quais são as necessidades?(pagar as contas )


--- Uxismos

-Quando vc achar alguma coisa e toma isso como verdade

-Utilizar números , dados do seu negocio

-Documentar (pesquisa de mercado)


--- A importância dos dados na UX 

-Analise imparcial dos dados ( ir contra os fatos)


--- HEART

-Happiness(Felicidade)  > comentários: positivos ou negativos 

-Engagement(engajamento) > compartilhamento

-Adoption (adotando)   > 

-Retention (retenção)  >

-Task Success (sucesso) >

Obs : framework : é simples fornecer uma séria de métricas centradas 

no usuário que permitam medir a sua UX


--- A mente humana Usabilidade

-Evite sobrecarregar o usuário com muita informação. É importante manter os menus de navegação simplificados.


--- Usabilidade

- O quão fácil é usar uma ferramenta para uma tarefa especifica;

Característica básica, que todo projeto deve entregar dado o alto padrão das soluções oferecidas aos usuários;

Qualquer coisa que não seja usável no atual mercado de ideias , não tem chances de dar certo.

Ex: quanto tempo o cliente leva para realizar a compra.


--- Acessibilidade

-Usuários com necessidades especiais;

-Dificuldades para utilizar de produtos digitais;

-Diferentes níveis culturais;


--- Interface

-Interfaces digitais -> Celular, pc e etc..

-Interfaces não digitais -> botão físico

-Principais erros :

 - Sobrecarga de informação > querer comunicar tudo de uma vez só;

 - Falta de informação > não explicar ao usuário o que precisa fazer;

 - Confusão visual > botões de cores e formas diferentes, ordem e etc...


--- Protótipos

-Ferramenta para compartilhar a ideia.


--- Wireframe

1- imagem / 2 - hierarquia de conteúdo/ 3 - texto


OBS: protótipo são usado imagens, paleta de cores e fontes.


--- O que é UI?

-User Interface 

-Um bom projeto de UI antecipa as necessidades e experiência de interação, 

evitando ou minimizando dificuldades de utilização e frustações ao utilizador.


--- Micro interações e motion desingn

-Tornar uma opção de interface atrativa pelo fato de que ajudam a tornar a UX memorável.

-Funcionam basicamente como um "tunador" para que a resposta do usuário seja a mais human possivel.

EX: botão arrasta pro lado para aumentar o volume

EX2: barra de progresso de donwload(mudando o texto exemplo de 3% para 30% e no fim como check finalizado)


--- UX Writing

-Microcopy > escrever em espaços reduzidos, entender pra quem esta falando , qual linguagem .

Comunicar muito escrevendo pouco).

-Arquitetura de informação > técnica de organizar informação (titulo de menu não pode mudar de acordo com a pagina e etc)

-Storytelling > técnica usada para explicar o que se trata o seu produto ou serviço.


--- Overview do Framework

-Conhecemos o objetivo - > conhecemos o problema

   entendimento | sintese

   ideação | prototipagem   Diamante duplo(double diamond)


--- Design thinking na pratica

-Como foram os primeiro passos;

-Os desafios de envolver varias áreas de uma grande empresa;

-Como envolver os clientes no processo;

Pode ser aplicado em negócios já existentes.

Trazer para dentro do atual modelo de gestão da campanha a "voz do cliente", 

e fazer dela uma parte primordial do desenho dos processos produtos e serviços da organização.



--- Exploração

-Entendimento, juntar informações.

-Desk Research, essa ferramenta consiste em fazer um grande levantamento 

de material já publicado em relação ao público-alvo ou ao produto (ou pessoa) pesquisado.

Lembre-se: é importante manter um registro de tudo que foi pesquisado 

a fim de evitar a consulta posteriormente



--- Aprofundamento

-Cria um design de produto que abrigue todas as pessoas é um fator positivo para o UX e 

faz parte de sua premissa básica.

dica : um usuário não vai continuar com você se o Onboarding for terrível ou se o 

suporte foi fraco na primeira dificuldade.



--- Ferramentas

- O mapa da jornada do usuário é uma ferramenta que ajuda a traçar uma estratégia

para o produto, e identifica novas oportunidades e soluções.

- Mapear essa etapa é possível analisar as expectativas do consumidor em cada

momento, de forma a criar um melhor atendimento.

 

- | Necessidade |  Ação  |  Aquisição | Consumo | Pós Venda |

   Fome     Pesquisa   1º opção    Fácil    Desconto

   Internet    Comida    2º opção   Android

   Bom humor    Feliz     Neutro    Triste   Feliz


--- Canvas de produto

- Colocar nossa ideia no papel

- As ideias representadas nos 9 blocos formam a conceptualização do seu negócio.

Ex: App de pão.

Parcerias-chave  > Motoboy

Atividades     > Fazer pão

Recurso      > Padeiro

Proposta de valor > Pão quentinho em casa

Relacionamento   > Site

Canais       > App

Segmentos     > Moradores da região

Fonte de receita  > Vendas, Anúncios

Estrutura de custo > Matéria-prima, Luz, Água, Internet...



--- Canvas de proposta de valor

- Quando bem feito e seguido pela corporação, o canvas da proposta de valor 

faz com que sejam criados ou comercializado os serviços e produtos que 

os clientes realmente desejam.

Necessidade do cliente

-Tarefa do cliente  - comprar pão quentinho

-Quais são as dores  - comprar pão frio , fila , sair de casa.

-Quais os ganhos   - praticidade, comodidade

-Produtos ou serviços - pão quentinho

-Alívio        - entrega

-Criadores de ganho  - pagamento fácil, velocidades na entrega, app simples, busca fácil.


--- Especificando a direção.

-Compartilhar informações : é preciso que o gerente de projetos defina, planeje, alinhe 

e coordene as necessidades de cada departamento.

- As quick wins, ou ganhos rápidos, são oportunidades de fácil melhoria, e com impacto

significativo nos processos da empresa.



--- Criando loucamente

-Ideação é o processo de formação de ideia e conceitos para resolver problemas específicos.



--- Todos somos criativos

-O valor gerado incentiva o engajamento, de forma a aumentar a contribuição interativa.



--- A união faz a força

-Brainstorm : tempestade de ideias 

-8 steps ou crazy eights, essa técnica ganhou uma fama através do Design Sprint, processo criado

pela Google Ventures para responder questões criticas de negócios através de design, prototipagem

e teste de ideias.



--- Preparação

-Programe cada atividade

-Cronometrar

-Breaks

-Lanche



--- Recepção e aquecimento

-Conhecer seus participantes também vai permitir que você entenda os momentos 

em que provavelmente a energia do grupo vai cair.

-Ser exemplo

-É preciso ter em mente que todas as ideias são apenas ferramentas. Não tenha medo de criar algo novo.



--- Mãos à Obra

-Cronometrar as tarefas.

-Coloque a programação do seu workshop visível para todos.

-Estabelecer regra de silêncio.

-Estacionamento de ideias - nenhum ideia é descartada, podendo ser utilizada em outro momento.

-Matriz CSD (Certezas, Suposições e Dúvidas)



--- Teste de Validação

-Hipoteses

-O storytelling e o Storydoing são o que o consumidor exige como audiencia para 

sequer considerar entrar em jogo.

-Aceitação do produto.



--- Teste de usabilidade

-O objetivo é observar usuários reais usando o produto para descobrir problemas e pontos de melhorias.

-Uma validação gera inúmeros insigths, que podem mudar totalmente a cara do seu negocio.



--- Teste A/B

-São ferramentas excelentes porque oferecem um feedback real de mercado, mensurado com precisão e com base em dados ,

não em achismos.


 

--- MVP

-Mínimo produto viável

-A melhor forma é fazer testes rápidos(quantos forem necessários) e aprender o que dá certo ou não.



--- Matriz de priorização

-A matriz de priorização de processos ajuda no processo de priorização dos problemas e de situações

internas da empresa.

-Ganho e esforço.

-O importante é ter atenção ao desenvolvimento de cada etapa para que surjam resultados realmente positivos

na melhoria dos processo.



--- Backlog

-È uma lista que contém breves descrições de todas as funcionalidades desejadas, para um produto especifico.

-No Refinamento de product backlog, envolva somente quem precisa ser envolvido.

-Kanban quadro dividido em colunas -> adicionar as tarefas.(ferramenta para manter o time organizado)


Obrigado por Acompanhar até aqui, passei de forma resumida um breve Curso de UX : User Experience

Espero ter ajudado

"UI é a sela, os estribos e as rédeas. UX é a sensação de poder andar a cavalo"

















































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Comentários (1)

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C

Cynthia Delgado

07/06/2021 20:03

Achei válida a sua iniciativa de colocar um resumão aqui... é por aí mesmo! Detalhou bastante e pode incentivar a galera a aprender ou mesmo se interessar pelo curso.

None

Brasil