1

Como começar em Kotlin

#Kotlin
Luís Amorim
Luís Amorim

Salve, salve Devs ✌️

Neste projeto adaptarei os textos disponibilizados pela Google e JetBrains para criar um material de referência para mim e para quem mais quiser desfrutar desse conteúdo. O propósito principal desse artigo é ser um material de revisão, mas pretendo escreve-lo de forma que possa ser lido por um leigo no universo da programação.

Usarei como referência principal o curso Android Basics in kotlin, também utilizarei o arquivo Vocabulary for Android Basics in Kotlin para definir os conceitos que veremos no decorrer do material. E não poderia ficar de fora, a Documetação oficial do Kotlin como uma de nossas referências para esse material.


Nesse artigo veremos:

  • O que é a linguagem Kotlin;
  • o que é compilar;
  • o que é uma função;
  • o que é uma palavra-chave;
  • como declarar uma função;
  • o que é um argumento.


O começo

Vamos começar respondendo uma pergunta, que acho, fundamental. O que é a linguagem Kotlin?

Kotlin é uma linguagem de programação moderna com recursos que priorizam a produtividade ao escrever um código conciso, tornando-o menos sujeito a erros.

Para escrever nosso primeiro código em Kotlin, usaremos um editor de código interativo o play.kotlinlang.org.


Hello, World!

 fun main() {
   println("Hello, world!")
 }

Página do play_kotlin já com o código escrito

Esse é nosso primeiro programinha em Kotlin e ao ser compilado exibirá na tela Hello, world!.

A compilação é um processo que traduz o código Kotlin do programa em uma forma que o sistema pode executar. Se a compilação for concluída com êxito, não haverá erros no programa que impedirão a execução. Se houver problemas, eles aparecerão no painel na parte inferior.


Explicando o código

Cada parte do código tem uma finalidade especifica e todos são necessários para executá-lo.

fun é uma palavra-chave na linguagem de programação Kotlin. fun significa função. Uma função é um bloco discreto de código que executa uma operação e pode retornar um valor. Em outras palavras, uma função é uma seção de um programa que realiza uma tarefa específica.

O Kotlin tem muitas palavras especiais com significados bem específicos. Elas costumam ser chamadas de palavras-chave ou palavras reservadas.

Pretendo escrever outro artigo explicando função em Kotlin, o que você acha? Deixe seu comentário 😉 👍

main é o nome da função fun. As funções têm nomes para que seja possível diferenciar umas das outras. Essa função é chamada main, porque é a principal, a primeira a ser chamada quando você executa um programa. Todo programa Kotlin precisa de uma função chamada main.

  • O nome da função é sempre seguido por dois parênteses ().
  • Dentro dos parênteses, podemos colocar informações a serem usadas pela função. Essa entrada da função é chamada de "argumentos" ou args.
Um argumento é um valor que é passado para funções . Os argumentos podem ser valores ou variáveis , ou mesmo outras funções.
  • Após os parênteses temos as chaves {}. Dentro de uma função, há um código que realiza uma tarefa. As chaves envolvem essas linhas de código.
  • Então nossa função fica estruturada da seguinte maneira, até aqui.
 fun main() {}

  • Dentro das chaves temos a instrução println() que diz ao sistema para exibir uma linha de texto.
  • Dentro dos parênteses do println() temos escrito "Hello, world!" entre aspas para indicar que se trata de um texto.


É isso pessoal, espero que esse material possa ajudar de alguma forma, principalmente quem quer um material de revisão. Pretendo escrever mais artigos como esse até o final do bootcamp everis kotlin Developer.

Como sempre feedbacks construtivos são sempre bem vindos, espero o apoio de vocês. Vlw, flws 👋

0
46

Comentários (0)

Já trabalhei como professor de matemática, designer e já tive uma empresa de impressão 3D. Decidi migrar para essa área fantástica que a programação.

Brasil