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Carreira - Resumo Scrum

Rosemeire Deconti
Rosemeire Deconti

Carreira – Resumo SCRUM


Estou conhecendo várias ferramentas nos Bootcamps da DIO e tem muito conteúdo.


Este texto é um resumo sobre SCRUM. Este item á fundamental para saber como trabalhar com uma metodologia ágil.


Como de costume ao final deste artigo estão as referências que utilizei para criar este texto.


Bons estudos e persistência para que o sucesso ser alcançado!


Neste link vocês encontram todos os artigos que publiquei na Digital Innovation One


Digital Innovation One - Lista de artigos publicados na DIO


Valores do Scrum

O sucesso do uso do Scrum depende das pessoas se tornarem mais proficientes em viver cinco valores: Compromisso, Foco, Abertura, Respeito e Coragem.


Definição do Scrum

Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software.


No Scrum, os projetos são divididos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.


As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.


A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.


Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective e a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint. Assim reinicia-se o ciclo. Veja a ilustração abaixo:



Pilares do Scrum

Transparência: o processo emergente e o trabalho devem ser visíveis tanto para quem executa o trabalho quanto para quem recebe o trabalho. A transparência permite a inspeção. A inspeção sem transparência é enganosa e gera desperdício.


Inspeção: os artefatos do Scrum e o progresso em direção às metas acordadas devem ser inspecionados com frequência e diligência para detectar variações ou problemas potencialmente indesejáveis. A inspeção habilita a adaptação. A inspeção sem adaptação é considerada inútil. Os eventos Scrum são projetados para provocar mudanças.


Adaptação: se algum aspecto de um processo se desviar fora dos limites aceitáveis ou se o produto resultante for inaceitável, o processo que está sendo aplicado ou os materiais que estão sendo produzidos devem ser ajustados. O ajuste deve ser feito o mais rápido possível para minimizar novos desvios. A adaptação se torna mais difícil quando as pessoas envolvidas não são empoderadas ou autogerenciadas. Espera-se que um Scrum Team se adapte quando aprende algo novo por meio da inspeção.


Scrum Team


O Scrum Team consiste em um Scrum Master, um Product Owner e Developers. É uma unidade coesa de profissionais focados em um objetivo de cada vez, a Meta do Produto. São suas características:

  • Multifuncionais.
  • Autogerenciáveis.
  • Grupo pequeno (10 ou menos pessoas).
  • Compartilham a mesma meta, Product Backlog e Product Owner.
  • Trabalho realizado em Sprints.
  • Responsável por criar um incremento valioso e útil a cada Sprint.


São seus componentes:


Developers são as pessoas do Scrum Team que estão comprometidas em criar qualquer aspecto de um Incremento utilizável a cada Sprint. As habilidades específicas necessárias pelos Developers geralmente são amplas e variam de acordo com o domínio de trabalho. No entanto, os Developers são sempre responsáveis por:

  • Criar um plano para a Sprint, o Sprint Backlog;
  • Introduzir gradualmente qualidade aderindo a uma Definição de Pronto;
  • Adaptar seu plano a cada dia em direção à meta da Sprint; e,
  • Responsabilizar-se mutuamente como profissionais.


Product Owner é uma pessoa (não um comitê) responsável por maximizar o valor do produto resultante do trabalho do Scrum Team. A forma como isso é feito pode variar amplamente entre organizações, Scrum Team e indivíduos. 


O Product Owner é responsável pelo gerenciamento do Product Backlog:

  • Desenvolver e comunicar explicitamente a meta do produto;
  • Criar e comunicar claramente os itens do Product Backlog;/
  • Ordenar os itens do Product Backlog; e,
  • Garantir que o Product Backlog seja transparente, visível e compreensível.


Scrum Master é responsável por estabelecer o Scrum. Eles fazem isso ajudando todos a entender a teoria e a prática do Scrum, tanto no Scrum Team quanto na organização. Scrum Masters são verdadeiros líderes que servem ao Scrum Team e à organização como um todo.


Principais responsabilidades:

  • Remover impedimentos ao progresso do Scrum Team
  • Garantir positivos e produtivos eventos Scrum mantidos dentro do Timebox.
  • Ajudar a encontrar técnicas para a definição eficaz de meta do Produto e gerenciamento do Product Backlog;
  • Ajudar o Scrum Team a entender a necessidade de itens do Product Backlog claros e concisos;
  • Facilitar a colaboração dos stakeholder, conforme solicitado ou necessário.
  • Liderar, treinar e orientar a organização na adoção do Scrum;
  • Planejar e aconselhar implementações de Scrum dentro da organização;


Eventos Scrum


Sprint

são  o coração do Scrum, onde ideias são transformadas em valor. São eventos de duração fixa de um mês ou menos para criar consistência. Uma nova Sprint começa imediatamente após a conclusão da Sprint anterior. Durante a Sprint:

  • Nenhuma mudança é feita que coloque em risco a meta da Sprint;
  • A qualidade não diminui;
  • O Product Backlog é refinado conforme necessário; e,
  • O escopo pode ser esclarecido e renegociado com o Product Owner conforme mais é aprendido.

Cada Sprint pode ser considerado um projeto curto. Uma Sprint pode ser cancelada se a Meta da Sprint se tornar obsoleta. Apenas o Product Owner tem autoridade para cancelar a Sprint.


Sprint Planning

inicia a Sprint ao definir o trabalho a ser realizado na Sprint. Este plano resultante é criado pelo trabalho colaborativo de todo o Scrum Team.


O Product Owner garante que os participantes estejam preparados para discutir os itens mais importantes do Product Backlog e como eles são mapeados para a Meta do Produto. O Scrum Team também pode convidar outras pessoas para participar da Sprint


A Sprint Planning tem um Timebox definido com duração máxima de oito horas para uma Sprint de um mês. Para Sprints mais curtas, o evento geralmente é mais curto.


Daily Scrum

tem como propósito inspecionar o progresso em direção a Meta da Sprint e adaptar o Sprint Backlog conforme necessário, ajustando o próximo trabalho planejado. A Daily Scrum é um evento de 15 minutos para os Developers do Scrum Team. Para reduzir a complexidade, é realizado no mesmo horário e local, todos os dias úteis da Sprint.


Sprint Review

O propósito é inspecionar o resultado da Sprint e determinar as adaptações futuras. O Scrum Team apresenta os resultados de seu trabalho para os principais stakeholders e o progresso em direção a Meta do Produto é discutido.


Durante o evento, o Scrum Team e os stakeholders revisam o que foi realizado na Sprint e o que mudou em seu ambiente. Com base nessas informações, os participantes colaboram sobre o que fazer a seguir. O Product Backlog também pode ser ajustado para atender a novas oportunidades. A Sprint Review é uma sessão de trabalho e o Scrum Team deve evitar limitá-la a uma apresentação.


A Sprint Review é o penúltimo evento da Sprint e tem um Timebox com prazo máximo de quatro horas para uma Sprint de um mês. Para Sprints mais curtas, o evento geralmente é mais curto.


Sprint Retrospective

O propósito é planejar maneiras de aumentar a qualidade e a eficácia. O Scrum Team inspeciona como foi a última Sprint em relação a indivíduos, interações, processos, ferramentas e sua Definição de Pronto. Os elementos inspecionados geralmente variam com o domínio de trabalho. As suposições que os desviaram são identificadas e suas origens exploradas. O Scrum Team discute o que deu certo durante a Sprint, quais problemas encontraram e como esses problemas foram (ou não) resolvidos.


O Scrum Team identifica as mudanças mais úteis para melhorar sua eficácia. As melhorias mais impactantes são endereçadas o mais rápido possível. Essas podem até ser adicionadas ao Sprint Backlog para a próxima Sprint.


A Sprint Retrospective conclui a Sprint. É limitada pelo Timebox de no máximo três horas para uma Sprint de um mês.


Artefatos do Scrum


Product Backlog

é uma lista ordenada e emergente do que é necessário para melhorar o produto. É a única fonte de trabalho realizado pelo Scrum Team.


Os itens do Product Backlog que podem ser realizados pelo Scrum Team em uma Sprint são considerados preparados para seleção no evento Sprint Planning. Eles geralmente adquirem esse grau de transparência após as atividades de refinamento.


Os Developers que farão o trabalho são responsáveis pelo dimensionamento. O Product Owner pode influenciar os Developers, ajudando-os a entender e selecionar trocas de itens.


Sprint Backlog


é composto pela Meta da Sprint (porque), o conjunto de itens do Product Backlog selecionados para a Sprint (o que), bem como um plano de ação para entregar o Incremento (como).


O Sprint Backlog é um plano feito por e para os Developers. É uma imagem altamente visível, em tempo real do trabalho que os Developers planejam realizar durante a Sprint para atingir a Meta da Sprint. Consequentemente, o Sprint Backlog é atualizado ao longo da Sprint conforme mais é aprendido. Deve ter detalhes suficientes para que eles possam inspecionar seu progresso na Daily Scrum.


Referências

Um resumo de tudo que você precisa saber sobre o Scrum. | LinkedIn

Home | Scrum Guides

Microsoft Word - 2020-Scrum-Guide-PortuguesBR-2.docx (scrumguides.org)

Scrum: conheça o framework e torne seu time mais produtivo (resultadosdigitais.com.br)

Scrum: metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos | Scrum | DesenvolvimentoAgil.com.br

Vantagens do framework Scrum e seus pilares no gerenciamento de projetos | Digital House

9 vantagens de usar Scrum em seus projetos – LuizTools

Vantagens de usar a Metodologia Scrum para desenvolvimento web - TecMundo

4 vantagens e desvantagens do scrum para negócios focados em SaaS | Asaas Blog

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