0

Borland Delphi Comandos Básicos

A
Alfredo Neto

O ambiente Delphi foi criado pela Borland Software Corporation, utilizando a Linguagem Object Pascal com extensões orientadas objetos.

O Delphi é muito utilizado no desenvolvimento de aplicações desktop, aplicações multicamadas e cliente/servidor, compatível com os bancos de dados mais conhecidos do mercado. O Delphi pode ser utilizado para diversos tipos de desenvolvimento de projeto, abrangendo desde Serviços a Aplicações Web e CTI.

O Delphi é um ambiente de desenvolvimento de softwares com as seguintes particularidades:

  1. Visual: A definição da interface e até mesmo de parte da estrutura de um aplicativo Delphi pode ser realizada com o auxílio de ferramentas visuais.
  2. Orientada a Objeto: Os conceitos de classe, herança e polimorfismo são abarcados pela linguagem de programação do Delphi, o Object Pascal. Esta não é, no entanto, uma linguagem puramente orientada a objeto como Smalltalk e Eiffel;
  3. Orientada a Eventos: Cada elemento de uma interface de aplicativo é capaz de capturar e associar ações a uma série de eventos;
  4. Compilada: A geração de código em linguagem de máquina acelera a execução dos aplicativos.

Vamos ver algumas Dicas de Programação:

Se você é iniciante, ou mesmo se você já é um programador com anos de experiência, valem as seguintes dicas de programação:

  1. Planeje antecipadamente seus programas. Pense sobre o que é necessário fazer e quais as ferramentas necessárias. Planejar é essencial para a programação.
  2. Pense como o usuário. Lembre-se que o usuário não é um especialista em informática. Logo, você deve ser mais esperto do que ele.
  3. Pense nos componentes. É comum que programadores inexperientes tentem desenvolver tudo com as próprias mãos, por falta de hábito ou somente “para provar que é possível”. Trata-se de uma perda de tempo, pois podem existir componentes de software prontos que podem fazer o que você precisa.
  4. Aprenda fazendo. Programar é como nadar (e, freqüentemente, mais divertido e seguro). Pode-se assistir várias aulas sobre natação e ler vários livros, mas o fato é que só se aprende fazendo. Bons programadores não são necessariamente gênios, mas sim pessoas com grande experiência que começaram antes de você.

Agora que sabemos por onde começar, vamos estudar alguns comandos basicos e a suas sintaxe, daremos exemplos para facilitar o entendimento:

O comando AnsiLowerCase, esse converte todos os caracteres de uma string para minúsculo.

Sintaxe:

AnsiLowerCase(const S: string): string;

Exemplo:

Adicione um Componete Button e um Edit ambos da paleta Standar, va no Evento Onclique (Na Aba Events da Janela Object Inspector de dois clique em Onclique, ou simplismente de dois clique sobre o Button) e declare uma variavel do tipo String e adicione entre begin end; o codigo:

X := Edit1.Text; //Salva o que foi digitado no Edit1, na variavel X

Edit1.Text := AnsiLowerCase(X); //Tudo que digitar no Edit1 ficará em letras minusculas apos um clique no Button

Ficando Assim:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);

var

X: String; //Declara a variavel sendo do tipo String

begin

X:= Edit1.Text; //Salva o que foi digitado no Edit1, na variavel X

Edit1.Text := AnsiLowerCase(X); //Tudo que digitar no Edit1 ficará em letras minusculas apos um clique no Button

end;

O comando AnsiUpperCase, ao contrario do AnsiLowerCase, converte todos os caracteres de uma string para maiúsculo.

Sintaxe:

AnsiUpperCase(const S: string): string;

Exemplo:

Adicione um Componete Button e um Edit ambos da paleta Standar, va no Evento Onclique (Na Aba Events da Janela Object Inspector de dois clique em Onclique, ou simplismente de dois clique sobre o Button) e declare uma variavel do tipo String e adicione entre begin end; o codigo:

X := Edit1.Text; //Salva o que foi digitado no Edit1, na variavel X

Edit1.Text := AnsiUpperCase(X); //Tudo que digitar no Edit1 ficará em letras minusculas apos um clique no Button

Ficando Assim:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);

var

X: String; //Declara a variavel sendo do tipo String

begin

X:= Edit1.Text; //Salva o que foi digitado no Edit1, na variavel X

Edit1.Text := AnsiUpperCase(X); //Tudo que digitar no Edit1 ficará em letras maiúsculas apos um clique no Button

end;

A expressão IfThenElse, especifica a condicional sobre a qual uma declaração será executada.

Sintaxe:

If <Expressão 1> Then <Expressão 2> Else <Expressão 3>;

Exemplo:

Adicione um Componete Button, Edit e um Label ambos da paleta Standar, va no Evento Onclique (Na Aba Events da Janela Object Inspector de dois clique em Onclique, ou simplismente de dois clique sobre o Button) e declare uma variavel Idade do tipo Integer e adicione entre begin end; o codigo:

idade := strtoint(Edit1.text);

If (idade < 1) or (idade > 100) then

Label1.caption := ‘Você não está dizendo a verdade.’ //Executa se idade<1 ou idade>120

Else

Label1.caption := ‘Voce tem ‘+Edit1.Text+’ anos de idade’; // Executa se idade não for < 1 ou > 120

Ficando Assim:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);

var

Idade: Integer;

begin

idade := strtoint(Edit1.text);

If (idade < 1) or (idade > 100) then

Label1.caption := ‘Você não está dizendo a verdade.’ //Executa se idade<1 ou idade>100

Else

Label1.caption := ‘Voce tem ‘+Edit1.Text+’ anos de idade’; // Executa se idade não for < 1 ou > 100

end;

A expressão Case…ofElse, o procedimento Case é usado para ramificar um código dependendo do resultado ou valor encontrado neste código.

Sintaxe:

Case <expressão> of

<valores>

else

<valor>

Exemplo:

Adicione um Componete Button, Edit e um Label ambos da paleta Standar, va no Evento Onclique (Na Aba Events da Janela Object Inspector de dois clique em Onclique, ou simplismente de dois clique sobre o Button) e declare uma variavel Tecla do tipo Char A do Tipo String, e adicione entre begin end; o codigo:

a:= Edit1.Text;

tecla:= a[1];

Case tecla of

‘A’..’Z’, ‘a’..’z’:Label1.caption:=’Você digitou uma letra’; //Executa se digitado uma letra

‘0’..’9′:Label1.caption:=’Você digitou um número’ //Executa se digitado um número

else

Label1.caption:= ‘Você digitou um caracter especial’; //Executa se digitado outra tecla

end;

Ficando Assim:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);

var

tecla:char;

a: string;

begin

a:= Edit1.Text;

tecla:= a[1];

Case tecla of

‘A’..’Z’, ‘a’..’z’:Label1.caption:=’Você digitou uma letra’; //Executa se digitado uma letra

‘0’..’9′:Label1.caption:=’Você digitou um número’ //Executa se digitado um número

else

Label1.caption:= ‘Você digitou um caracter especial’; //Executa se digitado outra tecla

end;

end;

A expressão Repeat…Until, os procedimentos entre Repeat e until é executado na sequência enquanto uma condição seja satisfeita.

Sintaxe:

Repeat

<procedimentos>

until <expressão>;

Exemplo:

Adicione um Componete Button da paleta Standar, va no Evento Onclique (Na Aba Events da Janela Object Inspector de dois clique em Onclique, ou simplismente de dois clique sobre o Button) e declare uma variavel num sqrNum do tipo Integer , e adicione entre begin end; o codigo:

num := 1;

sqrNum := num * num;

//Exibe números inteiros até chegar no valor 100

Repeat

//Mostra os Numeros na tela

ShowMessage(IntToStr(num)+’ quadrado = ‘+IntToStr(sqrNum));

//Incrementa o número

Inc(num);

//Quadrado do número

sqrNum := num * num;

until sqrNum > 100;

Ficando Assim:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);

var

num, sqrNum : Integer;

begin

num := 1;

sqrNum := num * num;

//Exibe números inteiros até chegar no valor 100

Repeat

//Mostra os Numeros na tela

ShowMessage(IntToStr(num)+’ quadrado = ‘+IntToStr(sqrNum));

//Incrementa o número

Inc(num);

//Quadrado do número

sqrNum := num * num;

until sqrNum > 100;

end;

0
0

Comentários (0)

alfredo gelk neto

Brasil