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5 projetos em Python para iniciantes colocar no currículo

#Python
Anderson Paiva
Anderson Paiva

Talvez eu possa te ajudar. Montei essa lista com 5 ideias de projetos em Python para iniciantes, os projetos que havia desenvolvido fizeram toda a diferença e ainda são a melhor maneira de praticar e aprender.


1. Simulador de Dado

Objetivo: Seu script deve gerar um valor aleatório entre 1 e 6 (ou uma faixa que você definir) e permitir que o usuário rode o script quantas vezes quiser.


Habilidades praticas a aplicar:

  • Tratamento de exceções
  • Condicionais If/Else
  • Input de dados
  • Geração de valores
  • Print


Detalhes e boas Práticas: Você deve desenvolver um projeto em Python que irá rodar inicialmente na linha de comando e que, ao ser executado, deverá pergunta o seguinte ao usuário: “Você gostaria de jogar o dado?” Ou alguma variação dessa pergunta. Depois de ter feito essa pergunta, o seu programa precisa avaliar a resposta que foi digitado pelo usuário.


Um passo importante aqui é que, quando digo avaliar quero dizer que você precisa receber o valor, tratar quando ele(a) disser que sim ou que não. Seu programa depois deverá fazer a ação necessária de acordo com a resposta que foi entrada pelo usuário.


Seu script não deve quebrar ou para de funcionar caso o usuário entre algo que não seja esperado, como, por exemplo, um número. Trate as exceções ou erros para que seu script rode liso e sem problemas.


Caso a resposta a pergunta inicial tenha sido “sim” ou positiva de alguma forma, gere um valor aleatoriamente entre 1 e 6 (você pode claro alterar essa faixa) e exiba o número no console para o usuário. Na sequência pergunte se ele(a) quer rodar o script novamente e trate essa situação para que continue rodando enquanto a resposta for positiva, fechando apenas quando for um “não”.


2. Chute o número

Objetivo: Criar um script que gerá um valor aleatoriamente, guarda este valor, e pergunta repetidamente para o usuário chutar o valor gerado até que ele acerte.


Habilidades praticas a aplicar:

  • Random
  • Comparadores matemáticos
  • Controle de Fluxo
  • Entrada de dados
  • Saida de dados


Detalhes e boas Práticas: Você deve criar um projeto para rodar na linha de comando que ao iniciar, irá gerar, armazenar, porem não exibir um valor aleatório entre um valor mínimo e máximo que será definido por você ( 10-100, por exemplo). Com esse valor gerado e armazenado de alguma forma que você (o criador ou jogador do script) não possa ver, faça uma pergunta do tipo: “Chute um número” para quem estiver rodando o script e com isso o programa deve gravar a resposta que foi passada.


Depois disso você terá 3 caminhos possíveis:

1. Avisar que a pessoa chutou baixo, 2 dizer que chutou alto ou parabenizar dizer que acertou! Considerando os três possíveis caminhos que podem ser seguidos, você deve cuidar para que em todo o momento a entrada de dados seja tratado para exceções e que caso o usuário digite algo inesperado, que ele receba uma mensagem amigável o informando das possíveis opções que seu programa oferece. Isso deve continuar acontecendo indefinitivamente até que a pessoa acerte o número ou desista por não conseguir acertar.


3. Decida por mim

Objetivo: Crie um script que responda qualquer pergunta que for feita a ele. Recomendo ter uma base de possíveis respostas (10-20 ou mais).

Ex: Será que devo sair de casa hoje? Seu script reponde: “Sim, vai lá!”


Detalhes e boas Práticas:

Habilidades praticas a aplicar:

  • Listas
  • Random
  • Laços de Repetição
  • Input de dados
  • Saida de dados
  • Geração de valores


4. Jogo de Aventura

Objetivo: Crie um jogo que levará o usuário a vários possíveis finais de acordo com as respostas que forem passadas para ele.

  • Habilidades praticas a aplicar:
  • Controle de fluxo elaborado
  • If/else
  • While
  • Input de dados
  • Saida de dados
  • Listas


Detalhes e boas Práticas:

Imagine que você vai criar uma história onde o protagonista é a pessoa rodando o seu script e cada pergunta respondida moverá a pessoa na sua história de acordo com as condições que você determinar. As possibilidades aqui são infinitas, você pode ter um jogo bem curto com poucos finais ou uma árvore gigantesca de finais. Receba o valor do usuário e trate a resposta para que respostas não válidas não quebrem o programa. Você deverá permitir que o usuário tente novamente quanto ele chegar em um dos possíveis finais. Encoraje que ele tente várias vezes para ver todos os possíveis finais.

 

5. GUI (PySimpleGUI)

Objetivos: Seus projetos em Python tem uma chance muito maior de serem vistos e notados caso você crie uma interface gráfica(GUI) para todos seus projetos anteriores. Adoro trabalhar com a linha de comando, mas quando quero mostrar meus projetos a melhor forma que encontrei foi criando uma tela para eles.


Hoje acredito que a maneira mais intuitiva, rápida e fácil que encontrei para fazer isso foi através da biblioteca PySimpleGUI. Ela permite criar uma interface gráfica com poucas linhas e inclusive criei um tutorial completo de “Como criar Interfaces em Python usando PySimpleGUI”.


Habilidades praticas a aplicar:

  • Criação de Interface
  • Design de Interface
  • Interatividade


Se você gostou deixe o seu comentário! Obrigado!

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Comentários (4)

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Robson Ferreira

16/07/2021 16:31

Ótima dica. Geralmente os iniciantes ficam muito empolgados com a possibilidade infinita de projetos que pode desenvolver, mas não sabem muito bem por onde começar. Estes projetos já são um bom começo, muito obrigado.

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Daniel Gombio

Daniel Gombio

30/06/2021 19:39

Boa dica, já vou fazer esses projetos!

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Vinicius Souza

Vinicius Souza

30/06/2021 19:20

Gostei dos projetos. Vou fazer.

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Lívia Alves

Lívia Alves

30/06/2021 19:07

muito bom!! estava mesmo procurando projetos para treinar python! valeu

None

Brasil